Diário da Greve: 9º Dia de greve na UFPB é marcado pela aprovação de moção de apoio do CONSUNI ao movimento e reunião com os servidores do HULW

O 9º Dia de greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que objetiva pressionar o Governo Federal em busca de reajustes salariais e mudanças no plano de cargos e carreiras, foi marcado nesta terça-feira(19), por duas atividades importantes programadas pelo Comando de Greve.

Às 09:00 horas, os grevistas lotaram a Sala da SODS, na Reitoria, onde estava acontecendo a reunião do CONSUNI, que tinha como pauta a discussão do processo eleitoral para a sucessão à Reitoria da UFPB. Na oportunidade, foi aprovada por maioria uma moção de apoio ao movimento nacional dos técnico-administrativos em Educação.

Reunião com os servidores RJU do Hospital Universitário

Outra parte do Comando de Greve, às 10:00 horas, acompanhado pelo assessor jurídico do Sintespb, Ivamberto Carvalho, esteve participando, no auditório do Centro de Ciências da Saúde, de uma reunião com os servidores técnico-administrativos  da UFPB, pertencentes ao Regime Jurídico Único, que trabalham no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

A reunião teve como principais propósitos esclarecer e tirar dúvidas sobre a questão da garantia dos 30% dos serviços considerados essenciais, o controle da frequência no ponto eletrônico, a definição de escala e o plantão dos/das grevistas na tenda, que será instalada em frente ao portão principal do HU.

Os presentes à reunião demonstraram toda empolgação em aderir e se engajar ao movimento grevista, mas ainda percebe-se insegurança em relação ao corte do ponto. No entanto, a mesa dirigida por integrantes da Direção Colegiada, Comando de Greve e Assessoria Jurídica do Sintespb explicaram as razões justas do movimento e tranquilizaram que não haverá corte de ponto, uma vez que a greve é legal.

O advogado Ivamberto Carvalho explicou ainda que não vai haver desconto financeiro pelos dias parados, o máximo que poderá ocorrer será uma compensação de horas, embora acredite que nem isso será necessário.

O Comando de Greve também explicou o desconto no contracheque neste mês destinado ao Fundo de Greve e ressaltou a importância desses recursos extras para o fortalecimento da Greve tanto no âmbito local quanto nacional.

Assembleia será o ponto alto da agenda de luta dessa quarta-feira

Na agenda dessa quarta-feira(20), destaca-se a realização de mais uma assembleia geral, a partir das 09:00 horas, no Centro de Vivência, para avaliar o movimento e traçar novas estratégias de luta.

O Comando de Greve do Sintespb conclama a categoria para participar dessa assembleia e de todas as atividades programadas para reforçar a greve, que consiste no principal recurso que os trabalhadores têm para alcançar suas reivindicações. “E precisamos ainda evidenciar a importância do nosso trabalho enquanto técnico-administrativos para o funcionamento das universidades, demonstrar que necessitamos de valorização profissional”, enfatizou Rachel Melo, da coordenação geral e do Comando de Greve.