+0 - 0  by /Um Comentário

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO: SINTESPB se integra ao ato contra a reforma administrativa promovido pelas centrais sindicais

A categoria técnico-administrativa da UFPB esteve representada pelo Sintespb, no ato contra a reforma administrativa, realizado nesta quarta-feira (28/10), Dia do Servidor Público, promovido pelas centrais sindicais e movimentos sociais, que teve como palco o Ponto de Cem Reis, em João Pessoa.

O ato político-cultural teve como principal objetivo denunciar à população os malefícios da reforma administrativa para a sociedade, em especial, à população mais pobre que necessita dos serviços públicos, que estão ameaçados de extinção com a aprovação do projeto do Governo Bolsonaro, enviado ao Congresso Nacional. Na oportunidade, foi distribuída à população uma carta aberta, trazendo os principais pontos que mais afetam o funcionalismo público e consequentemente os serviços prestados.

Para ilustrar melhor os prejuízos que a reforma administrativa trará ao serviço público, enquanto instituição, e aos servidores públicos das três esferas de atuação, além da carta aberta e das falas dos sindicalistas, representantes das frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e dos partidos progressistas, o ato contou ainda com apresentações de artistas populares e a encenação de uma peça teatral, que teve boa aceitação do público presente, inclusive uma senhora em situação de rua, pediu a palavra para elogiar o trabalho apresentado pelos artistas e reafirmar que o conteúdo encenado era a pura realidade.

A presidente do Sintespb, Geralda Vitor, que também representou a sua central sindical- a CTB, iniciou sua fala cobrando dos políticos o empenho junto às suas bancadas no Senado e na Câmara Federal para votarem contra essa reforma.

Ela denunciou ainda a retirada de direitos pelo Governo Bolsonaro, ressaltando que o servidor público não tem o que comemorar, num governo desumano que nega até uma vacina para livrar da morte milhares de brasileiros. Geralda encerrou sua participação no ato, cantando uma canção de Louvor a Chico Mendes, que é um protesto à crueldade e à tirania, tão em voga na conjuntura atual.

O secretário geral do Sintespb, Clodoaldo Gomes, também usou da palavra no ato para denunciar que todas as reformas já aprovadas, nos últimos anos, a exemplo   das Trabalhista e da Previdência só vieram para atacar os trabalhadores e a população no geral. “O mesmo vai acontecer com a Reforma Administrativa, alegam que tem muitos servidores e se diminuir vai melhorar a saúde e a educação e não vai. Vai piorar. Porque Bolsonaro, o maior representante do empresariado desse país, não quer reformar nada, ele é o governo da destruição. Quer acabar com a saúde, com a educação, está destruindo a Amazônia e quer destruir todo o serviço público, não vamos deixar. Temos que fazer como Chile, vamos incendiar esse país na defesa do serviço público e derrubar esse governo Bolsonaro”, ressaltou.

A mobilização desta quarta-feira foi a primeira de uma agenda de lutas que as Centrais Sindicais estão organizando contra a Reforma Administrativa para ser desenvolvida, em todo o Estado.

Na ocasião, o Sintespb também distribuiu máscara protetora, trazendo como marca “Fora Bolsonaro”.

Um Comentário

1. margarida

Discurso muito apropriado para a atual situacao do funcionalismo público
    parabéns