Cuidar de nossos idosos é preservar a nossa História

No Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, comemorado a 15 de junho, o Sintespb, que tem nos seus quadros um significativo número de aposentados e pensionistas na faixa etária considerada da terceira idade, vem, nessa data, destacar a importância da luta em combate a qualquer tipo de violência praticada a esse segmento, seja doméstica, que acontece no âmbito familiar, seja social e política.
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.
O Conselho da Pessoa Idosa da Capital informou que em João Pessoa, os principais tipos de violência contra a pessoa idosa são negligência, exploração financeira, abandono agressões verbal, psicológica e desprezo e orienta à população a denunciar qualquer situação que considere violência a idosos, através do 3218-9816, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso funciona na Avenida Francisca Moura, 36, no Centro de João Pessoa. O telefone para denúncia é o 32186762.
Não vamos deixar que quem tanto contribuiu com sua família e a sociedade no geral sofra qualquer tipo de dano em uma fase de tanta fragilidade e necessidade de cuidados. O Sintespb também abraça essa causa.
sintespb #combateaviolenciacontraidosos