CONSUNI aprova convocar conselho conjunto para avaliar dossiê contra reitor

O Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) discutiu na manhã desta quarta-feira (22), um dossiê com denúncias sobre as ações da gestão do reitor Valdiney Gouveia, elaborado pelo Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB. Foi deliberada a convocação de uma reunião conjunta com os três conselhos superiores da instituição (CONSUNI, CONSEPE e Conselho Gestor), marcada para 16 de maio, com o objetivo de avaliar um pedido de destituição do reitor, como reivindica o documento.

De acordo com o Estatuto da UFPB, esse pedido só pode sair de uma reunião conjunta do Conselho Superior Universitário, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Gestor.

No documento constam acusações de repressão e perseguição a estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados. O dossiê estava protocolado junto à SODS desde agosto de 2021, mas só hoje foi apreciado pelo colegiado superior, mesmo com a ausência do reitor e seus pró-reitores.

A reunião foi presidiada pelo professor Zaqueu Ernesto e o professor Jailson José Gomes da Rocha, diretor do Centro de Biotecnologia, atuou como relator da matéria.

Caso a reunião conjunta dos três órgãos aprove o afastamento do reitor, terceiro colocado da lista tríplice, o resultado será encaminhado ao Ministério da Educação, a quem cabe a decisão final sobre a destituição.

Participaram da reunião, além dos conselheiros representantes dos segmentos da comunidade universitária, diretores do SINTESPB e ADUFPB.

Entre os apontamentos feitos no dossiê, estão questionamentos sobre o plano de segurança, a proibição de fixação de cartazes e faixas na entrada do Campus I, em João Pessoa, censura a comentários no perfil da UFPB no Instagram; cobrança de aluguel e de valores retroativos dos prédios ocupados por entidades representativas e de defesa dos direitos humanos; precarização das condições de vida de estudantes e da comunidade que trabalha na UFPB, com falhas no Restaurante Universitário, desconsideração da pandemia da Covid-19, entre outras denúncias graves.