Comunidade universitária da UFPB diz não ao Future-se

Em assembleia convocada pela Reitoria da UFPB, para apresentar à comunidade universitária o projeto proposto pelo Ministério da Educação do Governo Bolsonaro, realizada na última segunda-feira, a princípio no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, mas em decorrência da multidão que compareceu ao local, teve que ser transferida para o Centro de Vivência, os, técnico-administrativos, professores e alunos repudiaram o Future-se, já intitulado ‘Fature-se’.

Após a apresentação do projeto através de slides, a reitora Margareth Diniz, abriu espaço para a participação das representações dos três segmentos e sociedade civil, adiantando que também não defenderá as mudanças contidas no projeto do Governo.

A presidente do SINTESPB, Geralda Victor, que iniciou sua fala fazendo uma saudação à UNE, disse que a categoria dos técnico-administrativos e suas entidades de classe não acatarão de forma alguma esse projeto que vem para acabar a educação pública superior. “Future-se para mim e para vocês é essa miséria que tai, acabar com as universidades, calar as centrais sindicais e sindicatos e acabar com os remédios para a população. Vamos lutar de todas as formas para evitar a implantação desse projeto, vamos declarar guerra sim contra esse governo,, se for necessário lutaremos até por cima da lei”, desabafou a presidente do SINTESPB.

O representante da FASUBRA, Marcelino Rodrigues, afirmou que o Fature-se significa acabar qualquer possibilidade de viabilizar o país através da ciência. “É inviabilizar a ciência que sana os males da saúde do povo mais pobre dessa país, portanto vai ter resistência sim e é extremamente importante a unidade de todas as universidades, de todos os segmentos, porque eles apostam que vão conseguir fazer com que algumas universidades caiam no conto do vigário, mas isso não vai ocorre. Vamos continuar defendendo uma universidade publica, gratuita e vamos lutar contra esse governo privatizante”, desabafou Marcelino, que também é diretor do SINTESPB.

O presidente da Associação dos Docentes da UFPB, Cristiano Bonneau e a deputada estadual Cida Ramos (PSB) foram algumas das pessoas que também se posicionaram contra a proposta do governo Bolsonaro.

O projeto Future-se do Governo Bolsonaro também foi descartado pela comunidade universitária dos campi da UFPB de Areia e Bananeiras.