Campanha Solidária distribui EPIs e material de higiene no combate à Covid-19 em comunidades e no HU de João Pessoa

Uma ação de importante alcance social será desenvolvida a partir desta quarta-feira (01/07), em João Pessoa e zona rural do Conde. Trata-se de uma Campanha Solidária, que visa contribuir com a prevenção à Covid-19 na grande João Pessoa, que já atingiu o patamar de mais de 45 mil casos na Paraíba, com registro de cerca de 931 mortes; sendo desse total 12.694 casos de testagem positiva só em João Pessoa, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, com base nos dados do dia 29 de junho.

A Campanha Fasubra Solidária é uma iniciativa da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Universidades Públicas Brasileiras-FASUBRA e é promovida na Paraíba pelo Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba- SINTESPB, que congrega os servidores técnico-administrativos das universidades públicas do Estado.

A ação da campanha consiste na distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores da UFPB lotados no Hospital Universitário Lauro Wanderley e kits de higienização e limpeza às Comunidades São Rafael, na Torre; e do S, no Bairro do Roger, ambas localizadas em João Pessoa; além do território Ipiranga, uma área Quilombola, que fica no município do Conde.

O secretário geral do SINTESPB, Clodoaldo Gomes, disse que a proposta da entidade é garantir condições adequadas de trabalho àqueles(as) que estão lidando com pacientes acometidos da covid-19, destacando ainda o papel decisivo da universidade no combate ao coronavirus, tanto no sentido de fazer pesquisas relevantes para orientar a prevenção quanto na produção de EPIs e na realização de testes. “Nossa categoria tem atuado seja na retaguarda, mantendo a universidade em funcionamento, através do trabalho remoto, seja na linha de frente, como no caso dos profissionais de saúde, que estão nos hospitais universitários, diretamente no combate à covid-19”, ressaltou.

Clodoaldo explicou a intenção do SINTESPB/FASUBRA com a abrangência social da campanha: “com essa campanha queremos também dar uma ajuda social às comunidades carentes para poder contribuir com as pessoas, visando manter a higienização, tão necessária para evitar a contaminação pelo coronavirus,” informou.

A Diretoria de Gênero, Raça e Etnia do SINTESPB, que tem à frente Lourdes Teixeira, está envolvida na Campanha Solidária e foi quem sugeriu incluir na ação um território quilombola. Ela disse que as populações quilombolas são as que mais estão em estado de vulnerabilidade social diante da pandemia. “Nessas comunidades muitos sobrevivem do trabalho informal; na atual conjuntura, esse tipo de atividade está sendo muito prejudicado, sem conseguir gerar renda suficiente para o sustento digno das famílias; então esses kits que estão sendo destinados para o território Ipiranga vão no sentido de chegar junto dessa população negra que está à margem das políticas públicas do Estado; sabemos que sempre foi excluída, mas em tempo de crise sanitária e econômica as condições de sobrevivência se agravaram, então na perspectiva de que vidas negras importam, estamos desenvolvendo essa ação no quilombo rural Ipiranga”, complementou a titular da pasta.

A ação solidária junto às comunidades conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-PB, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e da Marcha Unificada da Negritude da Paraíba.

A entrega dos 400 protetores faciais aos profissionais de saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley começa nesta quarta-feira e vai até a sexta-feira (03/07), com distribuição nos três turnos de expediente, ou seja, das 07:00 h às 11:00h, das 13:00h às 17:00 e das 17:00h às 20:00 horas. Na sexta-feira (03/07), também ocorre a distribuição dos 180 kits de máscara e material de higienização na comunidade quilombola Ipiranga, território rural do Conde, no horário de 08:00h às 12:00 horas.

A Campanha Solidária continua na próxima semana nos dias 06 e 07 de julho, com a entrega de 200 kits de higiene, divididos para as comunidades de São Rafael, na segunda-feira (06/07), das 08:00h às 11:00h, e na terça-feira(07/07), na Comunidade do S, no Roger, também no mesmo horário.

A programação da Campanha Solidária SINTESPB/FASUBRA consta ainda de uma live cultural alusiva aos festejos juninos, denominada “São João Diferente”, com o trio de forró pé de serra Porta do Sol, e será realizada no dia 06 de julho das 19:00h às 22:00h, através do canal youtube.com/c/MVJRMaestroVasconcelosJunior, numa promoção da Diretoria de Arte e Cultura da entidade.