Caminhada ao Santuário da Penha marca o encerramento da Colônia de Férias do Sintespb

Uma caminhada ecológica ao Santuário da Penha marcou com chave de ouro a Colônia de Férias, promovida pelas Coordenações de Educação/Formação Sindical e Esporte, Lazer e Juventude, tendo como responsáveis os diretores Antônio Francisco de Oliveira, que também foi o instrutor do Projeto, e Wilson José, que acompanhou todos dias das atividades, que tiveram início na primeira quarta-feira de janeiro.

A 1ª Colônia de Férias do Sintespb foi direcionada à gurizada na faixa etária de 07 a 12 anos, filhas dos filiados e filiadas, mas também foram ofertadas vagas  para algumas crianças da comunidade, com o objetivo de entreter e ocupar o espaço vazio das aulas, nesse período de recesso escolar.

Durante a programação dessas quatro quartas-feiras, as crianças tiveram a oportunidade de descansar a mente e aproveitar para descontrair, com brincadeiras lúdicas e atividades culturais e esportivas.

De acordo com a Psicologia, as colônias de férias vão além da proposta de diversão. Elas também desempenham um papel significativo no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de autopercepção, por ser planejadas por educadores especializados.

Já o educador físico e instrutor da Colônia de Férias do Sintespb, Antônio Francisco (Toínho), disse que por meio da metodologia aplicada nas atividades e brincadeiras realizadas as crianças participantes foram motivadas à livre iniciativa e à criatividade, através da apresentação de vivências sobre o mundo e estímulo ao desenvolvimento físico. Ele cita ainda três benefícios importantes  das colônias de férias: ajuda na socialização com outras crianças, fortalece os  vínculos afetivos e trabalha o desenvolvimento corporal.

Toinho explicou ainda que na Colônia do Sintespb, realizada na sede social da entidade, na bucólica praia da Penha, as crianças participaram de recreação aquática, brincadeiras, jogos esportivos e atividades lúdicas e culturais, encerrando com o passeio até o Santuário da Penha.

Segundo Guilherme Alves, 10 anos, uma das crianças participantes,  essa foi sua primeira colônia de Férias  e gostou muito de todas as atividades, principalmente dos jogos e recreação aquática. “Também amei conhecer a Igreja da Penha onde todo ano tem a Romaria e que meu pai um dia participou para pagar promessa por eu ter escapado da cirurgia do coração, que fiz quando tinha 5 anos” , confessou.

Wilson José, Coordenador da pasta de Esporte, Lazer e Juventude do Sintespb, disse que a iniciativa da realização da Colônia foi muito boa e bem aceita. “Temos todo interesse de continuar desenvolvendo esse projeto nas férias escolares e podendo até ampliar mais atividades para demais  faixas etárias de público, que contemple nossos sindicalizados e seus dependentes”, destacou.