Avança diálogo entre Sintespb e a DIVGP em prol dos servidores do HULW

Em atendimento à solicitação, através de ofício encaminhado no final de agosto pela Coordenação Geral do Sintespb, o Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Emmanuel Dias do Nascimento, recebeu nesta quarta-feira (8), a diretoria do sindicato, representada, na ocasião, pelos coordenadores gerais, Clodoaldo Gomes e Rachel Melo, além da coordenadora de Administração e Patrimônio Edna Moraes, Marcos da Paz, da Coordenação de Saúde e o coordenador de Finanças, que também faz parte da Comissão dos Servidores do HU, que foi reativada, Rômulo Xavier. Ainda estiveram presentes a enfermeira Gildete de Freitas Araújo, como representante da Comissão, e alguns servidores vinculados ao Regime Jurídico Único (RJU).

Segundo os coordenadores gerais, o objetivo da reunião foi discutir a pauta de reivindicações apresentada pela Comissão, com destaque para alguns itens como cessão e flexibilização da jornada de trabalho dos servidores RJU no HULW; tratamento isonômico entre servidores RJU e trabalhadores públicos de EBSERH; controle de frequência e a gestão do SIGPonto, morosidade nos processos de remoção de servidores que desejam retornar à UFPB, a situação do APH, dentre outros pontos.

Os representantes da Comissão Gildete de Freitas e Rômulo disseram que a necessidade dessa audiência com a DIVGP foi motivada por uma reunião do Sintespb e da Comissão com os servidores da UFPB lotados no HU, onde foram levantadas várias dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos profissionais no dia a dia do trabalho. Eles acrescentaram que diante das demandas foi sugerido realizar reuniões por setores, sendo a primeira com a Divisão de Gestão de Pessoas, a próxima com a Divisão de Enfermagem e depois com a direção de outros setores.

Sobre a cessão de servidores à EBSERH, Emmanuel falou que existe um processo em andamento e que esta só não foi concluída por questões operacionais. Segundo ele, a empresa alega que se trata de uma cessão de caráter especial e que se dará de forma abrangente, para todos os servidores RJU lotados no HULW. O chefe da DIVGP explicou também que quando isso vier a ocorrer só alterará a questão do registro de ponto e, no mais, ficará como está.

Por outro lado, os dirigentes do Sintespb e representantes da Comissão dos Servidores do HULW têm dúvidas quanto a isso e sentiram a necessidade de acionar o setor jurídico para estudar profundamente o caso em questão e se existe mesmo a obrigatoriedade dessa cessão, conforme defendido pela empresa EBSERH. “Mas, é um ponto que não ficou resolvido, pois precisa ainda de ampla discussão”, destacou Rômulo.

Quanto à questão da flexibilização da jornada de trabalho, que já existe em alguns setores, há a necessidade de analisar os processos que estão em curso. Gildete e Rômulo manifestaram preocupação de que haja retrocesso em relação aos setores que já têm horário flexível. Rachel Melo sugeriu que a Comissão que analisa esses processos fosse contactada e que o Sintespb indicaria novos membros para ajudar na agilidade desses processos. No que diz respeito à Gestão do SIGPonto, Emmanuel disse que irá se reunir com os coordenadores locais para estudar a possibilidade de promover um treinamento com vistas a dirimir as dúvidas existentes e prometeu melhorar da melhor forma possível o gerenciamento desse sistema de controle de frequência, levando em consideração as justificativas apresentadas pelos servidores durante o mês.

Na avaliação dos diretores do Sintespb e representantes da Comissão de Servidores do HULW, foi proveitosa a audiência, mas, em que pese a amplitude da pauta com atendimento das reivindicações apresentadas, algumas não foram atendidas de imediato.

O coordenador de Saúde do Sintespb, Marcos da Paz, revelou que a entidade estará sempre atenta e lutando para que os servidores da UFPB lotados no HULW tenham seus direitos garantidos e não sejam prejudicados pela EBSERH. “Continuaremos com o processo de diálogo com a Divisão de Gestão de Pessoas e com todas as outras com o intuito de evitar retrocesso nas condições de trabalho dos servidores do RJU”, concluiu.