Auditório do Sintespb foi palco de aula sobre sindicalismo

O auditório da sede administrativa do Sintespb, no campus I da UFPB, foi palco na última segunda-feira, dia 7, de uma aula sobre sindicalismo, onde os expositores foram Clodoaldo Gomes e Eurídice Almeida, representando a Coordenação Geral, e Ednaldo Alves Costa,  ex-diretor do Sintespb e integrante de um dos coletivos que formam o  movimento sindical  da  categoria técnico-administrativa de ensino superior da Paraíba.

A turma era composta por alunos e alunas da disciplina Educação e Trabalho,  do  terceiro período do Curso de  Graduação em Pedagogia da UFPB, ministrada pelo professor Alexandre Macedo.

Ele explicou que o programa da disciplina tem como um dos itens o Sindicalismo. “Ao invés de ficar teorizando em sala de aula sobre esse tema, achei mais produtivo e interessante trazer a turma para dentro do sindicato e colocar para explicar como funciona e quais as nuances que envolvem o sindicalismo dos trabalhadores técnico-administrativos da universidade em que estão inseridos, próximo de sua realidade, os próprios dirigentes, ou seja, quem faz sindicalismo”, ressaltou.

Na exposição sobre o tema, durante o período regimental de uma aula, os sindicalistas abordaram vários assuntos como o que é sindicalismo, sua importância para a conquista de melhorias para uma categoria, seu papel educativo e formador de consciência de classe e também apresentaram a estrutura do Sintespb e da Fasubra, além de suas principais instâncias deliberativas.

No final responderam dúvidas e perguntas do professor e se colocaram  à disposição para outras atividades se necessário.

A turma se mostrou empolgada com o conteúdo apresentado, achou produtivo e mais fácil para  compreensão. Também elogiou a ideia do professor Macedo de transformar a aula num estudo in loco do Sindicato.