Assembleia na próxima segunda-feira dá início à greve dos servidores da UFPB

Os servidores técnico-administrativos de todos os campi da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, conforme decisão aprovada em assembleia geral, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba-Sintespb, realizada na semana passada, paralisam suas atividades na próxima segunda-feira (11), data indicada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil-Fasubra, para a deflagração do movimento grevista em todo país.

Segundo o coordenador de Comunicação do Sintespb, Clodoaldo Gomes, a princípio, os servidores do Regime Jurídico Único que trabalham no Hospital Universitário Lauro  Wanderley não vão paralisar suas atividades na próxima segunda-feira, só após a realização de uma assembleia específica. Assim como também será decidido posteriormente o percentual de servidores que garantirão os serviços essenciais como determina a lei de greve.

A intenção do movimento grevista é pressionar o Governo Federal no sentido de oferecer um reajuste salarial para 2024 e promover melhorias no Plano de Cargos e Carreiras dos técnico-administrativos em Educação-PCCTAE, já que a Mesa Permanente de Negociação, realizada no último dia 28, com representantes do  Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos – MGI  não trouxe resposta positiva aos anseios da categoria da Educação Federal.

De acordo com os líderes sindicais da Fasubra e Sintespb, os representantes do MGI referendaram a mesma posição já manifestada anteriormente de aumento zero para esse ano e reajuste de 9% dividido para 2025/2026, que não recompõe as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.

Nova Assembleia

Na programação do primeiro dia de greve dos servidores da UFPB, está prevista para as 09:00 horas, no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa, uma nova assembleia geral para escolher o comando de Greve, aprovar um percentual para o fundo de greve, elaborar o calendário de mobilizações e  definição de outros detalhes.