Assembleia dos servidores da UFPB aprova proposta da Direção do SINTESPB de ampliar negociação com GF e tentar junto à GEAP menor percentual de reajuste na mensalidade

A Direção Colegiada do SINTESPB reuniu na manhã dessa segunda-feira (27), no auditório da entidade, a categoria técnico-administrativa da Universidade Federal da Paraíba para discutir a proposta de negociação do Governo Federal e a contraproposta a ser apresentada pela Fasubra à Mesa Permanente, amanhã (28).

Após amplo debate, foi aprovado por unanimidade o documento elaborado pela Direção do SINTESPB para ser encaminhado à Fasubra de que a federação tente ampliar o máximo possível os percentuais de reajustes no salário, no valor do vale alimentação e no auxílio saúde ou assegurar o que já foi oferecido e continuar a luta pela reposição das perdas para que conste no orçamento de 2024.

Esse mesmo documento foi enviado ao deputado federal Luiz Couto reivindicando seu emprenho junto ao Governo Federal para que seus pleitos sejam atendidos. O deputado Luiz Couto, que tinha confirmado presença na assembleia, não pode participar, mas foi representado pelo seu secretário parlamentar, Diógenes do Nascimento, que fez uso da palavra para reafirmar a disposição do deputado em intervir junto à Mesa de negociação em prol da categoria dos servidores públicos federais da UFPB.

Ele acrescentou que o mandato de Luiz Couto sempre estará à disposição da luta e da articulação dos movimentos sociais e sindical. “Não podemos esquecer que temos agora um Governo que prioriza a classe trabalhadora, inclusive as representações foram escolhidas pelas centrais sindicais, mas é importante continuar mobilizados porque as conquistas só vêm da luta”, ressaltou Diógenes.

A Assembleia também aprovou mobilizar os setores de trabalho para se manifestar através das redes sociais em prol da campanha salarial.

O segundo ponto de pauta da assembleia, onde foi discutido o novo aumento do plano de saúde da GEAP, contou com a participação do assessor jurídico do SINTESPB, Ivamberto Carvalho, que explicou que juridicamente não se tem nada a fazer, uma vez que o índice cobrado está abaixo do que está sendo aplicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Como sugestões aprovadas pela assembleia foram apresentadas as seguintes propostas: realizar auditoria na GEAP, mais transparência e fiscalização na sua gestão; resgatar o Conselho Consultivo, ampliar a contrapartida do Governo para os planos de Saúde; que a Fasubra tente, em nível nacional, uma negociação com o plano para ver se consegue um menor percentual de reajuste e o mesmo poderá ocorrer na Paraíba, ou seja, que a Direção do SINTESPB possa negociar por aqui mesmo com a representação do órgão.