Assembleia do SINTESPB reafirma luta contra a Reforma da Previdência

Os servidores da UFPB em assembleia geral convocada pelo SINTESPB na manhã desta terça-feira referendaram a decisão do Comando Nacional de Greve da FASUBRA de continuar em estado de alerta contra a Reforma da Previdência, com participação na greve nacional, que será deflagrada pelas centrais sindicais no dia da sua votação na Câmara dos Deputados, que deverá acontecer nos dias 18 ou 19 de dezembro.

Como primeira atividade de construção da greve, os servidores da UFPB aprovaram também a participação do SINTESPB na Plenária da Frente Brasil Popular de construção do movimento em nível de Paraíba, que será realizada nesta quinta-feira, às 17:00 horas, na FETAG.

A assembleia aprovou também as seguintes deliberações: que o SINTESPB envie uma carta para toda bancada paraibana no Congresso Nacional exigindo dos parlamentares a votação contrária á Reforma da Previdência e promover uma palestra sobre a versão atual da Reforma da Previdência, na próxima quinta-feira, dia 14, às 10:00 horas, no auditório do Sindicato; seguir orientação da FASUBRA quanto à luta na defesa do PCCTAE, após a audiência  conjunta com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Educação, prevista para esta  quarta-feira, dia 13.

A categoria ainda se posicionou pela luta na defesa da universidade pública, aprovando uma ação conjunta dos três segmentos da UFPB para contrapor à tentativa de privatização da universidade brasileira, a partir do corte do orçamento, para logo após o recesso,  além de combater a posição do Banco Mundial que recomenda ao Governo Brasileiro cobrança de mensalidade em todos os níveis no ensino superior.

Os servidores técnico-administrativos indicaram ainda que o SINTESPB redija uma nota de repúdio contra a ação da Polícia Federal pela prática de punição coercitiva aos dirigentes das universidades, a exemplo do que ocorreu na UFSC e mais recentemente na UFMG.

A assembleia contou com a presença de alguns diretores da Executiva da CUT, como Paulo Tavares e Gilberto Paulino e pela CTB, Geralda Vitor, que deram informes sobre a mobilização para a construção do movimento em nível nacional no dia que a Reforma da Previdência entrar na pauta de votação da Câmara Federal.

A presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo, encerrou a assembleia dizendo que mesmo sem a categoria no campus da UFPB de João Pessoa ter aderido à greve nacional da FASUBRA, o SINTESPB encaminhou todas as ações do CNG e encampou todas as lutas que constavam como eixos na pauta da greve.