Assembleia do Sintespb elege delegação à plenária da Fasubra e aprova luta para garantir a democracia

A Direção Colegiada do Sintespb realizou na manhã desta quarta-feira(30), no auditório da entidade, no campus I da UFPB, mais uma assembleia geral local, que discutiu e deliberou como principais pontos de pauta a escolha da delegação que representará o Sindicato e sua base, na Plenária Nacional da Fasubra, que será realizada nos próximos dias  8, 9 e 10 de dezembro, em Brasília, e a análise de conjuntura.

Os informes local e nacional deram o ponta pé inicial à assembleia. O assessor jurídico do Sintespb, advogado Ivamberto Carvalho, abriu esse ponto, informando sobre as ações jurídicas em tramitação, outras já concluídas e sobre os precatórios que já estão sendo pagos. Também falou sobre ação que está em andamento referente à questão específica dos servidores filiados do Regime Jurídico Único que trabalham no Hospital Lauro Wanderley.

Marcelino Rodrigues, representante da Fasubra na Paraíba, e coordenador de Finanças do Sintespb, passou os informes sobre as pautas da federação. Foi seguido pela coordenadora geral Eurídice Almeida. Ela informou que está fazendo parte de um GT para a Transição do novo Governo que discute propostas para a saúde, onde está incluída proposta em que os hospitais universitários sejam a principal referência do SUS.

O coordenador geral, Clodoaldo Gomes, relatou os problemas relacionados à postura autoritária tomada pelo reitor Valdiney Gouvea, na última reunião do CONSUNI, onde deveria ser discutido o dossiê do Comitê em Defesa da autonomia universitária e contra a intervenção.

Rachel Melo, também coordenadora geral do sindicato, em seu informe destacou a importância de combater a violência de gênero em todos os espaços e principalmente no âmbito do movimento sindical, uma prática que vem recorrendo e informou que foi aprovada pela direção uma comissão permanente de sindicância para coibir e apurar essas violações de direitos.

Concluídos os informes, foram escolhidos, através de votação aberta, seis nomes entre os  presentes ao plenário para compor a delegação que representará a direção e base do Sintespb na Plenária da Fasubra. O sétimo nome será indicado pela base da UEPB de Campina Grande.  Eurídice foi eleita pelo plenário para representar a direção do Sindicato. Vale destacar que todos os coletivos foram representados na delegação eleita.

Como último ponto de pauta, foi discutida a análise de conjuntura em que o destaque foi a conquista do campo democrático-popular no último pleito de novembro, através da vitória de Lula  sobre Bolsonaro da Presidência da República.

A conjuntura foi analisada pelos próprios trabalhadores técnico-administrativos sejam da direção ou da base do Sintespb, onde foi unânime o reconhecimento da importância da derrota do projeto escancaradamente de direita, representado por Bolsonaro pelas forças democráticas, representadas nas pessoas de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

Por outro lado discutiram as dificuldades que se tem a enfrentar com a não aceitação da derrota pelos bolsonaristas e que vai necessitar de muita mobilização e apoio popular e do movimento sindical para que se garanta que a posse de Lula seja respaldada e concretizada sem golpe.

Entre os encaminhamentos foram aprovadas a construção da caravana para a posse de Lula,  nota de repúdio contra o Governo Bolsonaro pelo bloqueio de 244 milhões de reais das universidades, fortalecer a luta contra a intervenção nas universidades, continuar defendendo os servidores RJU do HULW contra a cessão e contra a discriminação relacionada às APHs.

Para a luta contra a Intervenção na UFPB foi aprovada articulação junto à ADUFPB para conseguir assinaturas dos parlamentares paraibanos na carta dos reitores eleitos ao Presidente Lula e a organização juntamente com a entidade docente e o Comitê em Defesa da Autonomia da UFPB um abaixo junto à comunidade universitária solicitando ao MEC a destituição do interventor.