Assembleia do Sintespb delibera por adiar o confasubra e maior engajamento da categoria nos calendários de luta local e nacional

A Diretoria Executiva do Sintespb reuniu, nesta segunda-feira(30) pela terceira vez de forma virtual, a categoria técnico-administrativa da UFPB em assembleia geral para discutir e deliberar a seguinte pauta: conjuntura nacional e local, escolha de delegados para a Plenária nacional da Fasubra, que será realizada pela plataforma zoom nos dias 11 e 12 de dezembro e a prorrogação de mandato da direção da Fasubra e adiamento do confasubra, com prorrogação do mandato dos seus dirigentes.

A presidente do Sintespb, Geralda Victor, abriu a assembleia saudando e agradecendo o plenário virtual, destacando também em sua fala a importância do apoio da categoria ao movimento de ocupação contra a intervenção na UFPB e concluída sua fala passou a palavra para o secretário geral, Clodoaldo Gomes, que leu a pauta e deu informes sobre o plano de saúde Geap.

Na segunda parte da assembleia, houve a discussão sobre análise de conjuntura, com destaque para o resultado das eleições municipais, onde houve unanimidade entre as falas do cenário de retrocesso que saiu das urnas.

Após a discussão sobre todos os pontos da ordem do dia, a categoria presente deliberou pela prorrogação do confasubra em decorrência das incertezas sanitárias, colocando para a plenária nacional decidir a data mais viável para sua realização, assim também optou pela prorrogação do mandato da direção e conselho fiscal da entidade federal.

De forma consensual foi escolhida a delegação que representará a Paraíba na Plenária Nacional. Foram eleitos 07 técnico-administrativos entre eles diretores do Sintespb e representantes da base no Estado.

Os servidores técnico-administrativos presentes à assembleia convocada pelo Sintespb também aprovaram que a categoria deverá se engajar mais nas mobilizações em curso no âmbito da universidade contra a quebra da autonomia universitária, com a intervenção imposta pelo Governo Federal ao nomear o último colocado na lista tríplice para a escolha do reitor da UFPB, fortalecendo também o movimento de ocupação dos estudantes.

A assembleia ainda decidiu que o Sintespb e sua base deverão se integrar ao calendário nacional de luta, que está sendo elaborado pelas entidades nacionais contra a reforma administrativa.