Assembleia do Sintespb aprova se integrar ao calendário de luta do FONASEFE e a volta imediata ao trabalho remoto

A primeira assembleia geral do ano, convocada pela Direção Provisória do Sintespb, realizada no final de janeiro, de forma virtual, aprovou o engajamento na agenda unificada de lutas aprovada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), do qual a Fasubra faz parte, que foi iniciada no dia 18, reivindicando reajuste emergencial de 19,99%(índice da inflação dos três anos do Governo Bolsonaro).

A luta unificada foi definida na última reunião do FONASEFE, onde foi aprovado ainda o calendário de ações para os próximos meses, destacando-se entre elas a realização de uma Plenária Nacional, que será realizada nesta quinta-feira(27), de forma virtual,  e uma “Jornada de lutas” de 11 dias para deliberar o indicativo de greve geral, previsto para 09 de março.

Eurídice Almeida, uma das coordenadoras gerais do Sintespb, destacou que o Sindicato, que nunca fugiu da luta, convocou essa assembleia geral com o intuito de ouvir da categoria propostas para que se possa encaminhar e desenvolver o calendário de mobilização no âmbito estadual. “Vamos nos engajar na pauta do FONASEFE que é campanha salarial, a derrubada da PEC 32(reforma administrativa) e também estaremos nas trincheiras de enfrentamento aos desmandos da gestão do interventor da UFPB, a exemplo da cobrança exorbitantes dos aluguéis das entidades representativas da comunidade universitária”, explicou.

Os técnico-administrativos presentes à sala virtual da assembleia deliberaram ainda pela retomada da luta pela volta ao trabalho remoto dos serviços não essenciais no âmbito da UFPB em virtude do agravamento da pandemia da covid-19; entrar na justiça  contra a desocupação da sede administrativa do Sintespb como quer a Reitoria e em defesa da permanência do Sindicato na universidade.

A Assembleia ainda elegeu 5 (cinco) delegados que representarão o Sintespb na Plenária Nacional da Fasubra, que será realizada em março.