Assembleia do SINTESPB aprova paralisação de 48 horas, mas rejeita greve por tempo indeterminado

Os servidores técnico-administrativos do Campus I da UFPB, em assembleia geral convocada pelo SINTESPB, aprovaram por unanimidade a adesão à Greve Nacional de 48 horas da Educação, que está prevista para os próximos dias 02 e 03 de outubro. Nesta manhã, em reunião com ADUFPB, SINTEF e movimento estudantil, a direção do Sintespb construirá um calendário unificado de atividades durante a paralisação.

Já no ponto seguinte de pauta, que tratou da consulta da Fasubra sobre a disposição de suas bases de iniciar a construção de uma Greve por Tempo Indeterminado houve divergência. Após bastante debate, e encaminhada a votação, a maioria foi contrária a proposta de greve. No entanto, a assembleia realizou a eleição de delegados para plenária extraordinária da FASUBRA, prevista para os dias 12 e 13 de outubro. A eleição se fez necessária porque, caso a maioria das entidades de base delibere pela construção da greve, a direção da Federação convocará uma plenária para encaminhar esta questão e a base do Sintespb tem que se fazer presente.

Já o segundo ponto da consulta da Fasubra, sobre a adoção do slogan ‘Fora Bolsonaro e Mourão’ pela nossa Federação, foi aprovado. Com isso, a base entende ser necessário reforçar a campanha de denúncias contra todos os ataques que o Governo Bolsonaro tem desferido contra nossa categoria, a universidade pública e prepara contra o direito dos servidores.

A assembleia teve início com a parte dos informes local e nacional, se destacando a questão das 30 horas, onde foi comunicado que algumas portarias já tinham sido assinadas, faltando a apenas a publicação, que deverá sair ainda esta semana.

A Direção do Sintespb convoca todos os servidores a paralisarem suas atividades e se somar ao calendário de mobilização a ser divulgado mais a frente. Sobre a questão do ponto eletrônico, na última audiência com a Reitora ficou acertado de o sindicato realizar um termo de compromisso de reposição do serviço, sem necessidade de repor as horas. Durante o dia vamos repassar orientações mais detalhadas sobre essa questão.