Assembleia do SINTESPB aprova calendário de lutas em defesa da jornada ininterrupta e da UFPB

A Diretoria do SINTESPB reuniu na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, mais uma vez a categoria em assembleia geral para discutir e deliberar uma extensa pauta, que teve como principais pontos a luta em defesa das 30 horas e o Dia Nacional de luta da Educação, marcado para 13 de agosto.

A assembleia foi aberta pela presidente do SINTESPB, Geralda Victor, que fez as considerações iniciais e deu as boas-vindas à categoria, colocando também seu pensamento a respeito da luta pelas 30 horas e criticando a postura intransigente da Administração Central em não acatar as solicitações do sindicato de prorrogação do prazo para a entrada em vigor dos dois expedientes.

Concluída a parte de informes, foi iniciada a discussão sobre a campanha em defesa da Jornada Ininterrupta, primeiro ponto de pauta e o que mais despertou a atenção do plenário, com várias inscrições para debate e para tirar dúvidas. A vice-presidente do SINTESPB, Mirella Rocha, também fez uso da palavra para informar sobre o resultado das reuniões da Comissão da jornada de Trabalho, da qual é integrante.

A dirigente informou que a Comissão de Jornada de Trabalho (CJT) ainda não emitiu parecer à Reitoria de nenhum processo de flexibilização, afirmando que o principal entrave tem sido a interpretação restritiva da maioria dos membros da comissão, referente à comprovação de eficiência, solicitada no pedido de flexibilização de jornada de trabalho. Diante desse quadro, a vice-presidente defendeu que não há sentido o sindicato se manter participando de uma comissão se for para indeferir processos que, no entendimento dos membros representantes do SINTESPB, atendem os critérios para flexibilização da jornada de trabalho, estabelecidos pela Portaria GB/REITORIA N. 170/2019.

Em seguida, o advogado e servidor técnico-administrativo Fábio Abrantes, que foi convidado pela direção para compor a mesa da assembleia, fez alguns esclarecimentos de como os servidores deverão proceder após o dia 1º de agosto e tirou algumas dúvidas. Ele orientou aos presentes que não deixassem de bater o ponto, informando ainda que a folha de registro da presença no local de trabalho já está sendo abolida.

Durante as falas de avaliação da Campanha em Defesa das 30 Horas, o secretário geral, Clodoaldo Gomes, defendeu a necessidade da mobilização da categoria para destravar os processos e avançar na mobilização.

OUTRAS DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA:

Construir e participar ativamente do ato que está sendo organizado pelos três segmentos da UFPB para o dia 06 de agosto, quando deverá acontecer o enterro simbólico do Projeto Future-se, do Governo Bolsonaro ; paralisação das atividades em 13 de agosto, para se integrar ao Dia Nacional de Luta em defesa da educação , em protestos aos cortes no setor e contra a reforma da previdência; que o SINTESPB solicite da Reitoria a modificação do anexo da portaria 170, que flexibiliza a jornada de trabalho, para que o próprio servidor possa fazer sua justificativa e requerimento a ser enviado para a Comissão; assim como orientar os colegas de todos os setores para exigir das chefias a garantia do horário do almoço e convidar a categoria para entrar no grupo de whatsapp , que foi criado pelo SINTESPB para a campanha em defesa da jornada ininterrupta.