Assembleia cria GT sobre teletrabalho e escolhe delegação à plenária da FASUBRA

Mesmo num dia chuvoso, que até acarretou na falta de energia elétrica no auditório da Reitoria, os técnico-administrativos da UFPB atenderam à convocação da nova Direção Colegiada do SINTESPB e participaram na manhã desta quarta-feira (25) da primeira assembleia geral desta gestão.

Os servidores técnico-administrativos da UFPB, após ouvir a ordem do dia apresentada pela mesa diretora (organizada pela coordenação geral), aprovaram como principais deliberações a criação de um grupo de trabalho para aprofundar a discussão e elaborar um projeto de implantação do teletrabalho no âmbito da UFPB; agendar uma audiência com a Reitoria cobrando a volta imediata da Comissão de Flexibilização da Jornada de Trabalho e, de forma consensual, escolheram cinco nomes para a delegação que representará o sindicato na Plenária Nacional da FASUBRA.

Na parte de informes, também surgiram algumas propostas que foram apresentadas à categoria, além de ações do sindicato. Entre elas, foi proposta a criação de um calendário de reuniões setoriais, com a presença da assessoria jurídica da entidade. Também se discutiu a convocação de eleições para CONSUNI, CONSEPE e CIS, para preencher as vagas destinadas aos servidores técnico-administrativos.

Foi levantada a questão da exigência de comprovação da heteroidentificação dos servidores concursados em 2015 para a permanência na UFPB, que mobilizou a assessoria Jurídica do SINTESPB para atender os casos relacionados. Servidores trouxeram ao debate a necessidade de a categoria se solidarizar à luta dos permissionários contra o aumento do aluguel cobrado pela Reitoria e ao movimento dos trabalhadores do Centro de Educação por melhores condições de trabalho.

A assembleia debateu sobre como vem se dando a campanha nacional de reajuste salarial e as dificuldades em articular uma luta unificada com professores e servidores dos institutos federais.

O advogado do SINTESPB, Ivamberto Carvalho, na ocasião, falou sobre a cessão dos servidores da UFPB à EBSERH, dizendo que por enquanto a luta está sendo travada administrativamente, mas, caso as negociações não avancem, o SINTESPB está pronto para tentar na Justiça a derrubada da portaria.

Esta primeira assembleia da gestão colegiada foi dirigida pela coordenação geral do SINTESPB, Clodoaldo Oliveira, Eurídice Almeida e Rachel Melo. A mesa contou ainda com os diretores Marcelino Rodrigues e Rafaella Meira Prado e o advogado Ivamberto Carvalho.

Diretoria Colegiada do SINTESPB e parte dos associados presentes à primeira assembleia presencial pós-pandemia