Assembleia avalia resultado das eleições e delibera várias ações de luta

A Direção Colegiada do SINTESPB reuniu na manhã desta terça-feira (5/10) a categoria, no auditório da entidade, para discutir e deliberar sobre os seguintes pontos de pauta análise de conjuntura, comissão de teletrabalho e trabalho híbrido, comissão de flexibilização de jornada e assédio moral.

A Coordenação Geral, que dirigiu os trabalhos, contou com a volta de Clodoaldo Gomes à titularidade.
A assembleia teve início com uma avaliação do cenário brasileiro e paraibano pós resultado do primeiro turno, sendo manifestado por unanimidade a preocupação com a eleição de uma bancada à Assembleia Legislativa e ao Congresso Nacional tão conservadora e que não contempla a pauta do funcionalismo público e da classe trabalhadora. As falas apresentadas destacaram a necessidade de uma maior mobilização e engajamento de todos e todas para que se possa derrotar no segundo turno o projeto que hoje oprime e massacra os servidores, as universidades e a população no geral.

Concluída a análise de conjuntura, foram apresentados ao plenário os informes nacional e local.
Como deliberação da pauta e contemplando de alguns informes da base foram aprovados como principais encaminhamentos de luta:

• A elaboração de uma nota de apoio aos estudantes e conselheiros em relação à postura desrespeitosa do reitor Valdiney Gouveia que de forma autoritária não acatou a proposta dos estudantes de marcar uma data de reunião para a discussão do dossiê ao encerrar de forma abrupta a reunião do CONSUNI.
  • A assembleia também aprovou a criação da Comissão para discutir, avaliar e elaborar um projeto sobre a proposta de implantação do teletrabalho e trabalho híbrido. Sobre esse assunto, Clodoaldo sugeriu realizar reuniões setoriais para se construir uma proposta coletivamente. Marcelino Rodrigues, que também compôs a mesa, representando a Fasubra, propôs que a comissão fizesse um estudo baseado no que já está sendo feito por outros sindicatos.
  • Quanto ao ponto sobre Flexibilização da Jornada de Trabalho, a coordenadora geral Eurídice Almeida sugeriu que a comissão já em funcionamento fosse reestruturada, dando mais representatividade ao segmento dos trabalhadores técnico-administrativos, ou seja, incluir mais servidores. Proposta votada e acatada.
  • Em relação ao assédio moral, que vem sendo registrado um elevado índice de casos no âmbito da UFPB, foi aprovada a realização de uma campanha a ser desenvolvida em todos os Centros da instituição nos campi de João Pessoa e do interior, começando pela Reitoria, e também um seminário sobre o tema. Ainda foi aprovada a criação de uma comissão pelo SINTESPB de conciliação de conflito.
  • Como se está no mês de outubro, consagrado ao Outubro Rosa, de incentivo à prevenção do Câncer de Mama, foi aprovado que o SINTESPB se integrasse à campanha e promovesse atividades junto à categoria, em particular às mulheres, numa forma de conscientização para os perigos da doença e da necessidade de fazer o autoexame e a mamografia.