+0 - 0  by /Nenhum comentário

INFORMES DA GREVE – 24/07/2015

Assembleia avalia positiva reunião com o Governo mas decide manter a greve para que suas  principais reivindicações sejam atendidas

Os servidores técnico-administrativos da UFPB participaram nesta sexta-feira pela manhã, no auditório do SINTESPB, de mais uma assembleia geral de avaliação do movimento grevista, tendo como destaque os informes sobre as negociações ocorridas em Brasília entre Comando Nacional de Greve da FASUBRA e representantes  do MEC e Ministério do Planejamento.

De acordo com a análise dos comandos nacional e local de greve, as negociações avançaram mas a orientação é intensificar as ações de mobilização, dando maior visibilidade ao movimento com vistas ao fortalecimento da greve para que se alcancem o resultado almejado por toda categoria.

Diante dos pontos apresentados como informes da reunião do CNG com o MEC, onde o Governo apresentou concordância com alguns itens da pauta e que prometeu formalizar por escrito até a próxima quarta-feira  os pontos em acordo, o plenário aprovou várias deliberações com o objetivo de fortalecer a greve e forçar mais avanços nas negociações entre elas:  realizar um grande ato no dia 28 de julho, quando a greve completa 60 dias, com a participação de outras entidades do serviço público que também estão com as atividades paralisadas;  enviar uma grande delegação para a caravana que está sendo organizada pela FASUBRA para os dias 5 e 6 de agosto e encaminhar em conjunto  com a ADUF-JP  uma pauta interna para ser entregue à reitoria da UFPB.

A Assembleia apresentou também como sugestão à FASUBRA que nas negociações com o Governo devem constar itens que garantam ganhos reais para os aposentados e pensionistas.

Atividades realizadas pelo CLG durante esta semana

O Comando Local de Greve do SINTESPB avaliam como positivas as atividades de mobilização realizadas durante o período de  20 a 24 de julho.

Na segunda-feira, dia 20, aconteceram uma audiência com o deputado Luiz Couto e a entrega de um documento pelo CLG solicitando o seu apoio ao movimento e à pauta de reivindicações, onde o parlamentar se comprometeu em fazer um pronunciamento no plenário da Câmara, a partir do dia 03 de agosto, quando deverá acabar o recesso parlamentar do Congresso Nacional, em defesa da luta  dos técnico-administrativos das universidades e sensibilizar a bancada e os Ministérios da Educação e Planejamento com vistas ao atendimento das reivindicações da categoria.

Neste mesmo dia, as companheiras participaram da Marcha das Mulheres pelo fim da violência e da reforma política.

Já no dia 21, terça-feira, foi realizada uma assembleia setorial com os funcionários do HULW com a intenção de fortalecer o movimento no hospital. Na quarta-feira,  o CLG participou da assembleia geral da categoria no campus da UFPB, em Areia.  Como deliberação importante foi encaminhado participar de todas as mobilizações  programadas pelo Comando Estadual de Greve.   

O ponto alto do calendário programado para esta semana foi a participação do Comando Local de Greve na audiência com o movimento sindical e popular, na Assembleia Legislativa, que contou com a presença do senador Paulo Paim contra o PLS nº30/2015, que institucionaliza a terceirização e precariza as relações de trabalho. Na oportunidade, o CLG entregou ao senador uma solicitação de apoio ao movimento e seu apoio à  pauta de reivindicação da categoria. Também foi lida uma moção de aplausos e agradecimento por seu compromisso com as causas dos trabalhadores.

O CLG do SINTESPB também encaminhou as mesmas moções à deputada Alice Portugal  e a Luiz Couto, como foi sugerido pelo Comando Nacional de Greve.

O calendário foi encerrado com a realização da assembleia geral de avaliação das negociações com o Governo. Como principal encaminhamento, foi aprovada a continuidade e fortalecimento da greve com a participação na caravana da FASUBRA e a realização de um grande ato no dia do aniversário 60 dias da greve, com a intenção de dar maior visibilidade ao movimento no Estado.

Na próxima segunda-feira, dia 27, haverá nova reunião do CLG para elaborar o calendário da semana com base nas propostas da assembleia e do Comando nacional de Greve.

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.