03/10: Assembleia geral aprova paralisação na UFPB no Dia Nacional de Luta

Os servidores da UFPB, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba-SINTESPB, em assembleia extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da entidade, decidiram por maioria acatar a orientação da Fasubra, CUT e demais entidades representativas dos servidores públicos federais e aderir ao Dia Nacional de Luta com paralisação, marcado para a próxima terça-feira (3).

Após a discussão e deliberação desse único ponto de pauta da assembleia, a Direção Colegiada do SINTESPB encaminhará a decisão da categoria à Reitoria da UFPB para resguardar os direitos dos servidores da instituição que desejem participar do movimento paredista.

O dia 03 de outubro objetiva, de acordo com as entidades organizadoras, fortalecer os fóruns em Defesa do Serviço Público nos Estados, com vistas a unificar a luta pela recomposição salarial, reestruturação das carreiras, abertura de mesas setoriais, defesa da educação pública, com autonomia das instituições federais, pelo fim das intervenções e contra a reforma administrativa (PEC 32).

A assembleia foi dirigida pela Coordenação Geral, representada na oportunidade, por Rafaella Prado, Rachel Melo e Ednaldo Costa, que depois foi substituído por Claudionor Crisóstono, porque precisou se ausentar da assembleia. Participou ainda da mesa que presidiu a assembleia Hélio França, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais da Paraíba-SINTEF/PB, que explicou como está a mobilização em sua categoria e a proposta de se realizar um ato unificado, às 10h, da terça-feira, em frente ao Ministério da Fazenda, em João Pessoa.

Antes da discussão do ponto de pauta, alguns servidores técnico-administrativos da base do SINTESPB presentes ao plenário se inscreveram para dar informes de interesse da categoria.