Plenária Nacional da FASUBRA aprova regimento do CONFASUBRA, pauta de reivindicações da campanha salarial e calendário de lutas

A Plenária Nacional da FASUBRA, que reuniu delegação de todos os sindicatos de base do país, a exemplo do SINTESPB, realizada nos dias 02, 03, e 04 deste mês, em Brasília, discutiu e aprovou várias resoluções como o regimento interno do CONFASUBRA, a pauta de reivindicações da campanha salarial e tirou o calendário de lutas do período, iniciando com o ato unificado das Mulheres, promovido pelas centrais sindicais e organizações feministas, que acontecerá em todo o país neste dia 08 de março, Dia Internacional de lutas das Mulheres, que em João Pessoa, será marcado pela “Marcha por Direitos e Democracia: pela Vida das Mulheres e pelo Bem Viver” com concentração a partir das 8h, na Praça dos Três Poderes e outra na sede da Fetag, local da mobilização de trabalhadoras rurais, que seguirão em caminhada e se somarão ao ato, rumo à Lagoa do Parque Solon de Lucena.

Sobre a campanha salarial, a plenária nacional da Fasubra referenda a pauta aprovada pelo conjunto dos SPFs, exigindo abertura de negociações salariais já! Além disso, deliberou pela intensificação da luta em defesa da a carreira contra os ataques anunciados pelo governo, seja no projeto de reestruturação das carreiras (MP do Carreirão), seja no que vulgarmente está sendo chamado pelo governo de projeto “Estica”.

A Plenária orientou também que as entidades de base discuta e analise com atenção a evolução das negociações entre governo, FASUBRA e SPFs, participando do calendário de lutas bem como discutindo com a categoria a necessidade de greve caso as negociações não avancem. Veja os itens que compõem a pauta específica da categoria técnico-administrativa das universidades públicas brasileiras:

Econômico:

• Defesa do PCCTAE;
  • Piso salarial de 3 salários mínimos e Step 5%;
  • Atualização dos valores e isonomia de benefícios;
  • Cumprimento do acordo de greve de 2015;
  • Em defesa da jornada de trabalho de 30 horas;
  • Concurso Público já! Não a terceirização!
  • Insalubridade: Revogação da Orientação Normativa 04. Por um tratamento justo que valorize o profissional em ambiente insalubre.

Hospitais Universitários:

• Em defesa dos HUs público, gratuito e de qualidade.
  • Não ao corte de verbas dos HUs! Educação e saúde não são gastos, é investimento social!
  • Concurso público via RJU para os Hospitais Universitários!
  • Em defesa dos direitos e empregos de todos os trabalhadores dos HUs, sejam eles RJU, Terceirizados e Ebserianos.
  • Gestão democrática baseada na autonomia das universidades, não ao caótico modelo de gestão atual que divide os trabalhadores. Revogação da Lei 12550!

Aposentados:

• Paridade entre ativos e aposentados
  • Reposicionamento dos aposentados na carreira