Formação e animação deram o tom à Festa das Mulheres promovida pelo SINTESPB

A sede social do SINTESPB, na Praia da Penha, se revestiu de beleza e significados, neste sábado, dia 24, para homenagear as mulheres técnico-administrativas da UFPB, filiadas ao Sindicato e suas convidadas, num cenário todo decorado com margaridas e outras ornamentações com motivos alusivos ao gênero feminino.

A recepção às convidadas foi marcada por um café da manhã regado a muitas frutas. Às 10:30h., a presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo,e a diretora adjunta da Mulher, Selma Cipriano, abriram a programação, que teve início  com uma homenagem às sindicalizadas já falecidas, às mulheres que tombaram em decorrência  de sua luta pela garantia de direitos, tanto trabalhistas quanto pelos direitos humanos, a exemplo de Margarida Maria Alves, e mais recentemente, a vereadora do Rio, Mariele Franco, que foi executada por suas denúncias contra o extermínio da população jovem e negra das favelas cariocas e por último às mulheres vítimas da violência provocada pelo machismo ainda em voga na nossa sociedade.

Após a primeira etapa da programação, com seu caráter mais formativo e de homenagens, foi a vez de começar a parte vamos dizer assim mais ‘profana’ da festa, quando subiu ao palco, o Rei do Brega, Levi dos Teclados, para a animação geral de todas e todos os presentes. Neste momento, houve ainda a bela apresentação do Grupo Cultural Creuza Pires, formado por senhoras da melhor idade, que com suas vestes coloridas dançaram lindamente o ritmo tradicional da região Norte, mas que faz sucesso também no Nordeste, o carimbó.

Paralelamente, a toda essa animação, vários serviços foram oferecidos às mulheres sintespianas, suas convidadas e convidados, a exemplo de corte de cabelos, manicure, maquiagem, drenagem facial, entre outros. A partir do meio dia, foi servida uma saborosa feijoada, precedida de caldinho de cabeça de galo, que foi muito apreciado por todos e todas.

O ponto alto da festa foi o show da cantora Luzinete, que mesmo sendo a rainha da Seresta, não se limitou a esse ritmo e cantou vários sucessos dos anos setenta e oitenta, fazendo com que o salão de dança da sede social do SINTESPB ficasse totalmente lotado, contando ainda com a participação especial da cantora Nik Fernandes.

Várias representações de entidades do movimento sindical, da Câmara de Vereadores e da gestão da UFPB estiveram prestigiando a festa das Mulheres do SINTESPB como a vice-reitora da UFPB, Bernardina Juvenal, o pró-Reitor, Francisco Ramalho, os vereadores de João Pessoa, Helena Holanda e Marcos Henriques, e os diretores da CUT/PB, Gilberto Paulino, da Tesouraria, e Luzenira Linhares, da Secretaria da Mulher Trabalhadora.

A presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo, disse que o sentimento hoje é de gratidão, ”a toda diretoria do SINTESPB que de uma forma ou de outra se empenhou para a realização desse evento, especialmente, à Diretoria da Mulher, na pessoa de Selma e Eurídice, a todas as pessoas convidadas que aceitaram o nosso convite, aos colaboradores e colaboradoras que contribuíram de forma espontânea oferecendo a sua mão de obra e que deram um lado mais interessante à festa, embelezando as mulheres e ajudando na sua autoestima, e acima de tudo às nossas companheiras filiadas, que sem a presença delas não tinha graça nenhuma a festa”, destacou Marizete.