CUT-PB debate os desafios da comunicação sindical

Nesta quinta-feira (8), a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Comunicação e em parceria com o seu Coletivo estará dando início a 5ª Edição do Encontro Estadual de Comunicação CUT-PB, que será realizada de forma híbrida no Sindicato dos Bancários, nesta quinta, a partir das 19h, prosseguindo na sexta, a partir das 8 horas da manhã.
O eixo principal deste encontro é a ‘Comunicação Sindical: Desafios e Perspectivas’, que vai discutir estratégias de enfrentamento à conjuntura político-econômica e social instalada no país, que tem ameaçado a democracia e tem atacado os direitos da classe trabalhadora, para uma retomada de um projeto de governo democrático e popular, voltada para política sociais e de inclusão.
Brigadas Digitais
O encontro também irá abordar projeto nacional das Brigadas Digitais da CUT, lançado no início desse ano pela Secretaria Nacional de Comunicação e Secretaria de Formação, que está mobilizando dirigentes sindicais, movimentos sociais para ações estratégicas nas redes sociais, reforçando o projeto político da Central Única dos Trabalhadores.
Expositores e convidados também irão discutir o papel da comunicação sindical em suas bases, importância e condições de trabalho, além de participar de oficinas de podcast e roda de conversa sobre jornalismo em tempos de intolerância.
Para Lúcia Figueiredo Secretária de Comunicação da CUT-PB e coordenadora do Encontro, esta edição acontece em um movimento importante para a comunicação sindical, “após enfrentar  alguns obstáculos e atravessar  o período desmobilizador vivenciado em decorrência da pandemia da Covid-19 , onde a luta da classe trabalhadora teve que se reinventar para não ser paralisada, mais uma vez a Comunicação, através de suas novas  ferramentas, demonstra que é um instrumento essencial para enfrentar o  distanciamento com a base. provocado pelo isolamento social”, afirma Lucinha.
Confira a programação completa do evento:

V Encontro Estadual de Comunicação da CUT-PB (hibrido)
Tema central: Comunicação sindical: desafios e perspectivas
Local: Sindicato dos Bancários da Paraíba

DIA 08 DE SETEMBRO
19:00h – ATRAÇÃO CULTURAL: Cida Alves – cantora e compositora
19:30h – MESA DE ABERTURA
20:00h – BRIGADAS DIGITAIS ENQUANTO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO À DEMOCRACIA E AO COMBATE À DESINFORMAÇÃO>> PALESTRANTES:
. Roni Barbosa – Secretário Nacional de Comunicação da CUT-Brasil;
Carmélio Reynaldo – jornalista, professor aposentado da UFPB e membro do Observatório Paraibano de Jornalismo;
Rafael Caliere – jornalista, atuando há 10 anos em comunicação digital a favor da classe trabalhadora.>> MEDIADORA: Leônia Gomes – Psicóloga, diretora do SINTEP/PB e da CNTE, integrante do Coletivo de Comunicação da CUT-PB e brigadista digital.
20:45h – DEBATE
21: 00 h – ENCERRAMENTO
DIA: 09 DE SETEMBRO:
08:00 h – ABERTURA
08:15h – PAINEL:  O papel da Comunicação sindical e popular no contexto das eleições
>> PALESTRANTES:
Walter Santos – Jornalista político, diretor presidente da Revista Nordeste e do portal WScom, ex-presidente da API e ex-secretário de Comunicação da PB;
Admirson Ferro Júnior (Greg) – Secretário adjunto da Comunicação Nacional da CUT e da Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação-FNDC.
>> MEDIADORASônia Lima – Editora de mídia independente, primeira jornalista da CUT-PB, ex-assessora de Imprensa do Sindicato dos Bancários da Paraíba, ex–diretora do Sindjor-PB, ex-integrante do Comitê Estadual do FNDC e da Abraço-PB.
08:45h – Debate
09:30h – RODA DE CONVERSA: Jornalismo em tempos de intolerância e ódio
>> EXPOSITORES:
Samira Castro – repórter do Diário do Nordeste (CE), presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas-FENAJ e ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), por duas gestões.
Zezé Béchade – Jornalista, mestra em Ciências Jurídicas/Direitos Humanos e graduanda em Direito, Trabalhou na TV e Jornal Correio, dirigiu a TV Cidade, coordenou a Comunicação de diversas campanhas políticas e prestou assessoria a mandatos. Atualmente coordena a Comunicação da campanha de candidato a Deputado Federal;
>> MEDIADORA: Emmanuela Cristine Leite Nunes (Manu) – jornalista, Mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB, ex- jornalista da CUT Paraíba, assessora de Comunicação e Gestão de mídias sociais do Sindicato dos Bancários da Paraíba, integrante do Coletivo de Comunicação e repórter da empresa ClickPB.

10 00h – Debate

10:30h – OFICINA: Gestão de comunidades nas brigadas
>> MINISTRANTE: Rafael Caliere – jornalista e assessor de imprensa com atuação no movimento sindical;
 >> MEDIADORA: Luzenira Linhares – assistente social e administradora de empresa por formação, secretária geral da CUT-PB, ex-presidente do Sinttel-PB, integrante do Coletivo de Comunicação e formadora do Projeto Brigadas Digitais.
11: 30h – OFICINA DE PODCAST
>> MINISTRANTE:
. Marcel Aquino – publicitário, diretor da Eficaz-Comunicação e Marketing, assessor de Comunicação do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa e integrante do Coletivo de Comunicação da CUT-PB
>> MEDIADOR: Franco Ferreira – jornalista do Portal Correio da Paraíba, repórter esportivo da Rádio Tabajara, diretor do portal SóEsporte, diretor do SindjorPb e vice-presidente Nordeste I da Fenaj.
12:30h – Plenária de Encaminhamento e encerramento do V Encontro