Ato público e caminhada pelo campus I da UFPB marcam o Dia Nacional de Mobilização dos grevistas

O Dia Nacional de Mobilização e luta em defesa da reestruturação das carreiras e por reajuste salarial foi promovido em João Pessoa pelo Comando de Greve dos técnicos administrativos da UFPB, que estão com suas atividades paralisadas há 24 dias.

A programação teve início às 08 horas da manhã com a realização de um ato público em frente ao Portão principal do CCHLA, onde os manifestantes conseguiram por uma hora interromper parcialmente o trânsito, nas imediações do sinal da avenida que dá acesso ao Portão principal do CCHLA, com faixas grandes, batucadas e panfletagens. A intenção dessa atividade foi explicar à sociedade e demais pessoas que integram à comunidade universitária a razão do seu movimento e suas reivindicações. De acordo com os organizadores, a maioria dos  transeuntes foi receptiva à mobilização e compreendeu o objetivo da manifestação.

Após o ato, os manifestantes saíram em caminhada pelo CCHLA , onde fizeram outro ato público na Praça da Alegria com o intuito de sensibilizar os colegas que ainda não aderiram à greve a se integrar à luta e fortalecer o movimento com vistas a alcançar mais brevemente uma resposta positiva do Governo Federal aos pleitos da categoria.

A caminhada dos servidores técnico-administrativos em greve, que enfrentam a intransigência do reitor da UFPB em relação à instrução normativa, que prevê o desconto das horas faltas dos grevistas antes do final do movimento, aportou também na Reitoria, onde foi realizado um protesto.

A atividade do Dia Nacional de Mobilização na UFPB foi encerrada no Centro de Vivência com a participação dos servidores técnico-administrativos presentes à manifestação na assembleia dos docentes, que deliberou por indicativo de greve.

Uma série de atos foi realizada nesse dia em vários campi das instituições federais de ensino espalhados pelo país e em Brasília, aconteceu, também pela manhã, um ato unificado em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), promovido pelo Fonasefe, Fasubra, ANDES entre outras entidades representativas dos Servidores Federais.