Ato público e caminhada no campus I marcam os 30 dias de greve dos TAEs na UFPB

O Comando Local de Greve do Sintespb desenvolveu, na manhã dessa quinta-feira (11), no campus I da Universidade Federal da Paraíba, uma programação para marcar os 30 dias de paralisação e luta na instituição em defesa da reestruturação da carreira, recomposição salarial e mais recursos para a Educação Federal.

A programação alusiva ao 1º mêsversário da greve dos técnicos administrativos, que foi denominada de ArrasTAE, teve início com um café da manhã e ato público em frente ao portão principal do CCHLA, seguidos por panfletagens no sinal de trânsito  da avenida que dá acesso à UFPB.

Por cerca de uma hora os manifestantes discursaram, panfletaram, realizaram apitaço, batucada e puxaram palavras de ordem, denunciando a falta de atenção do governo ao movimento e às suas reivindicações.

Concluída a primeira parte da programação, com muita criatividade, animação e disposição para a luta, o ArrasTAE, durante o percurso, foi conseguindo a adesão de mais servidores para a caminhada  pelas vias internas do campus em direção à Biblioteca Central, passando na Reitoria, onde foi feito protesto contra os desmontes da Reitoria, sendo encerrada na Prefeitura Universitária.

Na avaliação do CLG do Sintespb, a greve segue a cada dia se fortalecendo mais e já se constitui numa das maiores já realizadas pela Educação Federal, uma vez que nesse mês de abril os servidores dos Institutos Federais de Educação aderiram ao movimento.

Unificação da luta:  O CLG do Sintespb disse que a orientação do Comando Nacional de Greve da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil- Fasubra é lutar pela unificação da greve com os professores das universidades federais e buscar o apoio dos estudantes para o movimento, com a preocupação de unir também a pauta de reivindicações em defesa de mais orçamento para as instituições educacionais e as atividades de luta. Na Paraíba, na próxima quarta-feira, já está planejada a primeira atividade conjunta dos Comandos de Greve do Sintespb e SINTEFPB.