Assembleia do SINTESPB aprova Dia do Basta e intensificar a luta na defesa das 30 horas semanais e turno contínuo.

A categoria técnico-administrativa dos servidores da UFPB, reunida em assembleia geral, na manhã desta quinta-feira, dia 26, no auditório do Sindicato, convocada pela diretoria executiva – gestão ‘Por Um SINTESPB Diferente’, aprovou como principais deliberações da pauta se integrar ao 10 de Agosto, denominado Dia do Basta, em defesa do emprego, da aposentadoria e dos diretos trabalhistas, alem de permanecer na luta junto à Reitoria pela permanência do decreto que restituiu as 30 horas semanais e o turno contínuo de trabalho para todos os servidores da universidade.

A presidente Geralda Victor iniciou a assembleia com a parte dos informes locais e nacionais, que foi complementada pelo representante da Fasubra e diretor do SINTESPB, por Marcelino Rodrigues, que destacou a orientação da FASUBRA para as entidades de base participarem do Dia Nacional de Luta, Mobilização e paralisações. O secretário geral do SINTESPB, Clodoaldo Gomes, deu continuidade aos informes, falando sobre a programação que está sendo organizada na Paraíba pelas centrais sindicais, cuja reunião de articulação está marcada para o próximo dia 31 de julho, às 17:00 horas, na FETAG. Ele falou também sobre a importância do engajamento da categoria na Estatuinte e sobre a necessidade de prorrogação do mandato dos representante do CONSUNI.

A assembleia, que foi muito participativa, contou ainda com várias intervenções do plenário tanto para dar informes quanto para se posicionar sobre outros assuntos a exemplo da adesão ao FUNPRESP, questão que está despertando muita preocupação aos servidores. Sobre este assunto foi deliberado que os servidores deverão seguir as orientações da FASUBRA, conforme matéria a seguir.

No segundo ponto de pauta, foi discutida a auditoria da CGU sobre o sistema de ponto na UFPB. A Direção do SINTESPB informou sobre a audiência que manteve com a reitora Margareth Diniz a respeito do assunto. O diretor do SINTEST/RN, Manoel Euflasiano, que participou da assembleia, falou sobre a experiência da UFRN quanto ao controle de ponto. Como deliberação da assembleia, foram tomados os seguintes encaminhamentos: marcar uma nova audiência com a Reitora da UFPB, organizar um seminário em parceria com entidades representativas dos servidores técnico-administrativos de outras universidades contando com a presença também da CGU e criação de um GT sobre a flexibilização do controle de ponto.

Discutidos os pontos estabelecidos para a ordem do dia, a assembleia foi encerrada com a leitura e aprovação das deliberações.