+0 - 0  by /Nenhum comentário

22 DE NOVEMBRO: SINTESPB mobiliza categoria no Dia Nacional de Luta contra o racismo e em defesa da Democracia

A Diretoria Executiva do SINTESPB, seguindo orientação da FASUBRA, realiza nesta quinta-feira, por todo o campus I da UFPB, uma atividade de mobilização, que começa às 08:30 horas, para marcar o Dia Nacional de Luta contra o racismo e em defesa da democracia.

A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, no âmbito da FASUBRA, foi marcada para o Dia 22 com o objetivo de unificar o calendário de lutas com outras entidades do setor da Educação no país.

A intenção dessa atividade é levar a discussão para toda base da categoria e comunidade universitária da importância do engajamento de todos e todas na garantia de direitos, combate ao racismo e igualdade racial.

O racismo fere todo e qualquer exercício da cidadania e o acesso democrático ao desenvolvimento de pessoas e comunidades. É tarefa de todos – governo, entidades e sociedade em geral – atuar para neutralizar os efeitos da discriminação racial. E isso está na Constituição Federal de 1988, quando, pela primeira vez na história do país, foram definidos caminhos legais para a superação do racismo e das desigualdades. “Não podemos aceitar nenhum retrocesso e estaremos sempre atentos para a manutenção de todas as conquistas, não aceitamos nenhum direito a menos,” destacou a presidente do SINTESPB, Geralda Victor.

“Em um momento tão delicado do país, se torna fundamental enfatizar a luta pelos direitos educacionais da população, na garantia de uma universidade pública, de qualidade e referenciada socialmente”, ressaltou a diretora da pasta de Raça, Gênero e Etnia, Lourdes Teixeira.

O SINTESPB, para lembrar a data, através das Diretorias de Arte e Cultura e de Raça, Gênero e Etnia, elaborou um repertório especial dentro do Projeto Quarta de Jazz , para homenagear a Música Negra, e o Dia do Músico, cuja data se comemora em dia 22 de novembro. Na oportunidade, foi apresentado também um painel do músico Louis Daniel Armstrong, (1901-1971) cantor e trompetista norte-americano, um dos mais importantes nomes do blues e do jazz de todos os tempos.

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.