Novembro azul negro será encerrado com debate sobre racismo

A programação do Novembro azul  negro do SINTESPB será encerrada  com uma palestra seguida de debate sobre Racismo Institucional,  que acontecerá no próximo dia 30, às 13 horas, no auditório do Sindicato.

A atividade é mais uma ação desenvolvida pela Diretoria de Raça, etnia e gêneros da entidade, que tem o papel de despertar a consciência da categoria para a questão da negritude.   A titular da pasta,  Edna Morais, disse que a palestra sobre o tema  será proferida pela Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa, contando ainda  com a participação de representações da sociedade civil e movimentos sindicais e sociais, a exemplo da OAB, ADUF-Seção Sindical JP,  DCE e Comissão de Direitos Humanos da UFPB.

Segundo Edna Morais, a preocupação da Diretoria na realização de atividades dessa natureza é investir na conscientização sobre a existência ainda hoje do racismo não somente na sociedade, mas também no âmbito do trabalho. “No nosso dia a dia, tomamos conhecimento através dos relatos feitos por companheiros e companheiras de racismos da forma mais sutil, mas que constrange e humilha”, desabafou ela.

A partir deste evento, a Diretoria de Raça do SINTESPB pretende implantar um Grupo de Trabalho com vistas a elencar os casos de racismo praticados no ambiente de trabalho nas universidades para tomar as providências cabíveis.

Edna Morais convida toda categoria para se fazer presente a este evento e se engajar em mais uma trincheira de luta de combate ao racismo.