SINTESPB participa do 12° Cecut Paraíba e mantém nomes na Diretoria

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba-SINTESPB participou com sete delegados, neste final de semana, na Pousada Corais de Carapibus, no Conde, do 12º Congresso Estadual da Cut- Cecut, que teve como tema central Educação, trabalho e democracia, reunindo mais de 200 trabalhadores do campo e da cidade.

O painel de abertura do evento contou com o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, e Gilmar Mouro, da direção nacional do MST, que atuaram como palestrantes.

A resistência para enfrentar o golpe, garantindo a democracia e o fortalecimento do movimento sindical para não abrir mão dos direitos da classe trabalhadora foram os principais pontos destacados pelo presidente da CUT Nacional. Vagner convocou todos os militantes dos movimentos sociais e da Central para ir em frente, na luta contra a dominação burguesa.

Sobre o CECUT ele disse que “o 12° Cecut Paraíba deve ser compreendido como uma reunião dos trabalhadores para discutir alternativas e soluções para os problemas da classe trabalhadora no atual contexto que o país vivencia”.

Segundo Gilmar Mouro, do MST o movimento sindical tem um extenso caminho de lutas pela frente, “temos um monte de desafios, temos que mudar nossa forma organizativa. É preciso um plano emergencial para fortalecer as políticas e as estratégias da Central”, disse.

Durante critica aos discursos e narrativas proferidos por lideranças políticas, o militante do MST não ver sentido na fala de que a classe média aumentou. “o que nos temos é a ampliação da classe trabalhadora foi isso que aumentou. Nós precisamos desenvolver um trabalho constante para entender a complexidade de tudo que estamos enfrentando como forma de reagir à perseguição que vem atingindo os direitos conquistados pelo trabalhador brasileiro.  A Central tem que construir uma resistência que impeça a evolução contra a luta da classe trabalhadora”, avaliou.

No painel da tarde, que contou com o professor Dr. Roberto Veras para fazer uma avaliação da conjuntura atual e como o movimento sindical deve se comportar, ele destacou alguns desafios que os sindicatos e a Cut deverão enfrentar com prioridade unidade, renovação e comunicação,

O 12º contou também com grupos de trabalho que tiveram como facilitadores o professor da UFPB Luiz Júnior, que abordou o tema Educação e orientou que não pode haver pátria educadora sem a garantia do Plano Nacional de Educação, que foi construído pelos trabalhadores. Além de Júnior, aturam ainda como ministrantes do tema Trabalho, o presidente do Sindicato dos Bancários PB e tesoureiro da Cut, Marcos Vinícius e o presidente da Cut estadual, Paulo Marcelo. Para encerrar a temática dos trabalhos em grupo, foi apresentado o tema Democracia por Marcos da Consulta Popular e Arimatheia Franca.

Como resultado dos debates e das propostas levantadas nos grupos, foi elaborado o Plano de Lutas da Cut para os próximos anos da nova diretoria que foi eleita no último dia do evento, construída de forma consensual entre todos os delegados presentes,representantes dos meios rural e urbano, contemplando a maioria dos Sindicatos, de forma paritária de gênero.

O presidente Paulo Marcelo foi reconduzido ao cargo, que tem como vice-presidenta uma mulher, representando os sindicatos rurais. O Sintespb se manteve na diretoria da Cut, com duas representações.

O secretário geral do Sintespb, Rômulo Xavier, que participou como delegado, disse que o 12º Cecut deu ânimo aos trabalhadores que estavam um pouco desmotivados. Ele avaliou como muito bom, em todos os aspectos, o congresso. “Veio revigorar nossas energias para lutar pela garantia das nossas conquistas e contra a onda conservadora que ameaça tomar conta do país, portanto o resultado do cecut veio consolidar o slogan direito não se reduz se amplia”, ressaltou Rômulo Xavier.