+0 - 0  by /Um Comentário

Plenária pública em defesa da UFPB discute estratégias de luta contra o corte no orçamento e dá largada para a Greve Nacional da Educação

A Plenária Pública que reuniu servidores técnico-administrativos, professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), organizada pelas entidades representativas dos três segmentos que formam a comunidade universitária, SINTESPB, ADUFPB e DCE, realizada no Centro de Vivência, nesta quarta-feira(08/05), discutiu a inviabilidade da instituição em decorrência do corte anunciado pelo Ministério da Educação de mais de 30% nas verbas orçamentárias, além das estratégias de enfrentamento aos ataques do Governo Bolsonaro à educação pública e definiu a programação conjunta para 15 de maio, próxima quarta-feira, Dia da Greve Nacional da Educação.

Mais de mil pessoas participaram da atividade, que contou também com a presença da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB, Elizete Ventura, parlamentares da Assembleia Legislativa, que foi representada pela deputada Cida Ramos, os vereadores de João Pessoa, Marcos Henriques, do PT, e Sandra Marrocos, do PSB,  representantes das centrais sindicais e de partidos  de esquerda.

Na avaliação da presidente do SINTESPB, Geralda Victor, a plenária de ontem ficará marcada na história da UFPB. “Nossa atividade foi o grito que estava preso na garganta, na realidade, a nossa reação demonstrou que não temos medo, temos, sim, capacidade, de juntos, barrar os desmandos desse Governo. A nossa plenária foi apenas uma amostra do muito que ainda podemos lutar. Ela foi o primeiro recado, o próximo será à greve da educação e rumo à greve geral”.

A presidente do SINTESPB, em seu discurso, disse que o corte de recursos para as universidades é um “ataque criminoso contra a educação e só comprova a falta de responsabilidade do presidente da República, que, em sua opinião, é um despreparado politicamente.  Sobre a declaração do ministro da Educação Weintraub de que os recursos poderiam ser liberados após a aprovação da reforma da Previdência, Geralda afirmou que os trabalhadores não vão aceitar chantagem.

O presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, também destacou em sua fala que a comunidade universitária não vai baixar a cabeça e nem irá ceder para as chantagens do governo. “Vamos defender bravamente a Democracia e a educação pública neste país”, disse ele.

Já o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Edvaldo Vasconcelos, garantiu que a sua classe vai enfrentar o governo Bolsonaro. “Bolsonaro quer parar as universidades, pois a universidade é e sempre será a maior arma contra ‘desgovernos’ ditatoriais”, declarou. Segundo Vasconcelos, o corte é só a primeira ação para privatizar as universidades brasileiras. “Mas nós vamos mostrar a ele o quanto nós somos fortes e o quanto ele errou em ter mexido com a educação”, declarou.

O encerramento da plenária, já no início da noite, foi marcado por uma caminhada pelo campus I da UFPB, seguindo até a  avenida que dá acesso à universidade.

Um Comentário