Nota Pública sobre a Paralisação Nacional de 48h dos servidores técnico-administrativos em educação
A atual gestão do SINTESPB vem a público esclarecer os motivos pelos quais a paralisação de 48 horas, prevista para quinta (22) e sexta (23) desta semana, não será realizada na UFPB.
A FASUBRA Sindical realizou uma plenária nacional em formato virtual em 25 e 26 de abril, que deliberou pela paralisação primeiro para os dias 21 e 22 de maio, sendo posteriormente modificado para os dias 22 e 23 de maio, com o principal objetivo de intensificar a mobilização da categoria para garantir o cumprimento integral do acordo de greve firmado com o governo federal e aprovação da PL 1466/2025.
Porém a atual gestão assumiu a direção do nosso sindicato apenas em 9 de maio e as limitações do processo de transição administrativa impossibilitaram que os prazos legais para a mobilização fossem devidamente cumpridos, uma vez que a convocação de assembleia para aprovação pelas bases deve ocorrer com 48 horas de antecedência e a comunicação à administração central tem um prazo de 72 horas de antecedência.
Para marcar a data de luta, nesta sexta (23), a Direção Estadual do SINTESPB realizará uma ação de saúde na sede administrativa do sindicato (das 8h às 10h, com aferição de pressão e orientações de saúde e distribuirá material gráfico para os servidores afixarem em seus setores alertando sobre as nossas bandeiras de luta. Aproveitamos a oportunidade, para convocar a categoria para reduzir as atividades laborais e a prosseguir na conscientização na comunidade acadêmica dos motivos que nos levaram à greve.
Reforçamos nosso compromisso com a defesa dos direitos da categoria e com a organização de lutas amplas e participativas. Seguiremos atentos e atuantes, priorizando sempre o diálogo com a base e a construção coletiva das nossas ações.
Atenciosamente,
Direção Estadual do SINTESPB – Gestão Aliança para Mudar