+1 - 1  by /Nenhum comentário

SINTESPB participa da inauguração do CRAS da UFPB

A comunidade universitária da UFPB ganhou, na manhã dessa segunda-feira, dia 15 de setembro, mais um serviço de significativo alcance social. Trata-se do Centro de Referencia em Atenção à Saúde-CRAS, destinado aos três segmentos da universidade e seus dependentes, com o objetivo de dá uma resposta às necessidades básicas de saúde, nas diversas áreas como médico-ambulatorial cobrindo várias especialidades como ginecologia, oftalmologia, geriatria, pediatria, reumatologia, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria, odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina Alternativa, contando também com um posto de distribuição de medicamentos, que são doados à comunidade universitária.

inauguracao-cras-ufpb2A Coordenadora do CRASS, Cabiará Uchoa, disse que este serviço é pioneiro no Nordeste e surgiu da preocupação da Reitora Margarethe Diniz de oferecer aos três segmentos da universidade e seus familiares um tratamento mais humanizado. Ela acrescentou que, atualmente, n recebem atendimento do CRAS seis mil usuários, mas a meta é atingir 12 mil cadastrados.

A solenidade de inauguração do novo prédio do CRAS, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Saúde, foi iniciada com a apresentação musical do Quarteto de Trombones Toque de Vida, que tocou duas músicas. Logo após, a reitora Margareth Diniz abriu a cerimônia convidando todos presentes ao cântico do Hino Nacional. Usaram da palavra apenas a assessora Especial da reitora, Virgínia Lúcia de Siqueira, que falou em nome, do CRAS, destacando sua importância para a universidade e agradeceu a várias autoridades pela concretização deste projeto em especial a magnífica Reitora, e Margarethe Diniz. Em sua fala, a reitora disse que o CRAS significa para ela a promessa de cidadania cumprida.

O presidente do SINTESPB, Rômulo Xavier, que participou da solenidade de inauguração, disse que o CRAS representa uma grande conquista para a comunidade universitária e em especial aos trabalhadores técnico-administrativos, uma vez que uma grande parcela deste segmento não tem condições de pagar um plano de saúde pra si e seus dependentes.

A intenção da Reitora é ampliar o serviço com a construção de novas instalações físicas com aproximadamente 6.200m2 de área construída, para atender, num médio prazo, cerca de cem mil pacientes, através da cobertura ambulatorial aos docentes, técnico-administrativos, ativos e aposentados,, seus dependentes, além de estudantes e pessoal terceirizados dos cinco campi universitários, a exemplo de Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape.

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.