SINTESPB leva às ruas alegorias e uma grande ala de técnico-administrativos no Dia Nacional de Mobilização rumo à greve geral contra as Reformas da Previdência e Trabalhista

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba- SINTESPB, que congrega a base da categoria técnico-administrativa das  três universidades públicas no Estado, conseguiu mobilizar para o Dia Nacional de Mobilização rumo às greve geral contra as reformas da Previdência, Trabalhista e a terceirização, realizado, na última sexta-feira(31), em João Pessoa, um significativo número de servidores, destacando-se  na multidão enquanto  ala.

A mobilização da categoria técnico-administrativa da UFPB, em especial, coordenada pelo SINTESPB, aconteceu durante toda semana, com confecção de material e alegorias que levaram para o ato.  O auditório do SINTESPB foi transformado em ateliê artístico para a organização e embelezamento do evento.  Respeitando a cultura local de malhação de Judas neste período que antecede a Paixão de Cristo, foi confeccionado um boneco gigante representando o presidente golpista, Michel Temer, e levaram também fotos de parlamentares da bancada federal que são favoráveis às reformas. Todos foram queimados em praça pública no encerramento do ato, que conseguiu arregimentar cerca de dez mil pessoas. A turma do SINTESPB levou ainda faixas, cartazes com palavras de ordem e um dragão gigante simbolizando as reformas em curso e a terceirização.

Na avaliação da presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo, o ato em João Pessoa, foi um sucesso. “E nossa participação foi muito importante e elogiada pela coordenação geral do ato, quando reconheceram a nossa contribuição para a luta da classe trabalhadora no nosso Estado”, ressaltou.

Para o secretário-geral do SINTESPB, Rômulo Xavier, o ato do dia 31 significou a disposição das entidades, das centrais e dos trabalhadores em construir a greve geral. “o que vimos nas ruas de todo país no Dia Nacional de Mobilização reflete que estão sendo consolidadas as bases para a greve geral no dia 28 de abril em resposta ao desmonte do estado brasileiro e à retirada de direitos dos trabalhadores”, salientou.