SINTESPB encerra primeira etapa do Curso de formação sindical

Em solenidade que contou com a presença da presidente e vice do SINTESPB, Marizete Figueiredo e Severino Ramos, foi encerrado ontem(13) o primeiro módulo do Curso de Formação Sindical, promovido pela Diretoria de Educação e Formação e ministrado pelo mestrando em políticas educacionais da UFPB, Cristiano Zenaide.

A metodologia do curso, que teve início, em maio, foi baseada nos estudos do sociólogo Paulo Freire, focada na emancipação social, libertação do oprimido com uma visão crítica sobre o mundo e sobre a educação. Ao todo foram cinco temas, que eram apresentados, semanalmente, abordando os seguintes assuntos: pedagogia da autonomia, movimento sindical mundial desde o inicio até os dias atuais, universidade e geopolítica universitária; e a conjuntura política, econômica e social.

Para Cristiano Zenaide, a formação sindical dos servidores em pleno século XXI enfrenta grandes desafios “A ideia do curso surgiu historicamente com minha experiência de 35 anos dentro do movimento sindical. Sempre tive uma preocupação com a formação dos servidores. Surgiu uma oportunidade de fazer o mestrado em Política Educacional, o que facilitou a realização do curso”. Ainda segundo o professor, o curso tem como objetivo, “elevar o nível de consciência política e de compreensão das transformações que passam o movimento sindical no mundo todo”, ressaltou.

Segundo o secretário de Educação e Formação Sindical do Sintespb, Mafaldo Junior, a iniciativa enriquece os servidores com conhecimentos valiosos para a categoria. “É muito importante que projetos como esse, que dá sustentação para o enfrentamento que vivenciamos no país sejam incentivados. Por isso, sentimos a importância de trabalhar essa ideia. Agora vamos partir para o segundo módulo, e nossa pretensão é criar uma escola sindical, que será o grande legado da nossa entidade”, refletiu.

A presidente da entidade, Marizete Figueiredo, ressaltou na sua fala de encerramento da solenidade do curso, que se sente contente por sua gestão ter promovido uma ação tão importante. Já o vice, Severino Ramos, destacou que o SINTESPB é uma árvore e esse curso é mais um dos seus frutos.

A Secretaria de Educação e Formação Sindical já anunciou para este segundo semestre a realização da próxima etapa.