SINTESPB convoca categoria a se integrar à CUT PB e demais centrais sindicais na luta pela defesa dos direitos trabalhistas

Dia Nacional de Luta por Direitos e pelo Emprego será realizado dia 28 de janeiro, na CBTU e na Lagoa Parque Sólon de Lucena. Entidades sindicais, trabalhadores e trabalhadoras são contra retrocesso.

Mexer em nossos direitos? #NemQueaVacaTussa

A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) realiza dia 28 janeiro, o Dia Nacional de Luta por Direitos e pelo Emprego. Em todo o país, a data ficará para a história das mobilizações em defesa dos direitos da classe trabalhadora.Na Paraíba, acontecerão panfletagens durante todo o dia nos principais pontos de movimento da cidade de João Pessoa, capital paraibana.

Segundo o presidente da CUT/PB, uma série de manifestações serão realizadas para pressionar o governo e mostrar que a classe trabalhadora é contra as propostas de austeridade.  “As mudanças de regras representam um retrocesso aos direitos trabalhistas e previdenciários”, destacou.

As medidas provisórias 664 (pensão por morte e auxílio-doença) e 665 (seguro-desemprego, abono salarial e seguro-defeso), anunciadas no final do ano deixou um alerta para milhares de categorias de trabalhadores do país. Rodadas de diálogo foram abertas, no entanto, o governo não mostrou posicionamento para amenizar o impasse. Diante tal cenário, as entidades sindicais e os trabalhadores exigem a revogação das medidas provisórias anunciadas no final de 2014 pelo governo.

De acordo com  o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- DIAP, por se tratarem de medidas provisórias, as novas regras tem validade imediata, mas ainda precisam ser confirmadas em votação no Congresso no intervalo de até 120 dias para não deixar de vigorar. No entanto, devido à necessidade de ajustes em sistemas de concessão de benefícios, haverá prazos distintos para o início de cada mudança. No caso das alterações no seguro-desemprego, por exemplo, as novas regras entram em vigor em 60 dias.

O SINTESPB apoia esta luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e convoca a categoria a se fazer presente a estas mobilizações e a se integrar á programação abaixo.

DIA: 28 DE JANEIRO DE 2015

Manhã

Ação: panfletagem,

Local: Companhia Brasileira de Trens Urbanos- CBTU

Tarde

Horário: 16 h

Ação: panfletagem

Local: Lagoa do Parque Sólon de Lucena.