SINTESPB alerta servidores convocados aos exames periódicos para comparecerem à CQVS

Os exames médicos periódicos para os servidores ativos da UFPB já foram iniciados desde 26 de janeiro. O objetivo é avaliar o estado de saúde dos trabalhadores, em especial visando um caráter preventivo, uma conquista das entidades representativas dos trabalhadores públicos federais.

Segundo Vicente Bernardo, diretor da Divisão de Benefício ao Servidor da UFPB, a procura para a realização destes exames ainda está pequena. “Portanto se faz necessária a realização do exame para aqueles servidores que já foram convocados pela Coordenação de Qualidade de Vida ao Servidor- CQVS, uma vez que uma nova lista com nomes de outros servidores será divulgada em breve”, destacou ele.

O SINTESPB, mais uma vez, convoca os servidores técnico-administrativos para a realização dos exames periódicos, dada a importância para a saúde, uma vez que possibilita a prevenção de doenças e traz melhorias na qualidade de vida e do trabalho.

Como é do conhecimento de todos, para sua realização é permitido se ausentar do trabalho, conforme o art. 6º da Portaria Nº 4/2009. Logo os exames podem ser realizados no horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação de horários por parte dos servidores. Portanto não existe desculpa para se deixar de realizá-los.

As etapas de realização compreendem os exames básicos, complementares e específicos, se for o caso, até conclusão destes pelo servidor, incluindo a avaliação médica. Os exames periódicos terão suas informações armazenadas no SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) que abrigará uma base de dados informatizada no módulo de exames periódicos em seu site para compor prontuário eletrônico para fins de vigilância epidemiológica e melhoria dos processos e ambientes de trabalho no âmbito da administração pública federal.

Em primeira etapa, o servidor deverá acessar no Siapenet ou Sigepe, perfil servidor, e acessar consecutivamente as abas saúde, exame periódico e confirmação de realização de exame periódico. A seguir, deverá concordar em participar dos EMPs, consentir realizar os EMPs e salvar no sistema. Depois de imprimir as guias, poderá realizar seus exames nas unidades do LUPA, do CEDRUL e no Centro Oftalmológico Dr. Ewerton Holanda. A oferta dos exames varia conforme gênero e idade. Na segunda fase, deverá telefonar para a empresa SOMESSO e agendar o horário da sua Avaliação Clínica. Contato para agendamento: 32225149 ou 32224544. Mais informações podem ser obtidas pelo http://www.progep.ufpb.br/?q=view-manual-servidor, ou pelo telefone 32167113.