Servidores da UFPB param atividades nesta quinta-feira em adesão ao dia Nacional de paralisações e lutas por direitos

Os servidores da UFPB paralisaram suas atividades nesta quinta-feira, 29 de setembro, por 24 horas, conforme deliberação da sua federação FASUBRA e que foi referendada em assembleia geral da categoria, realizada na semana passada.

A programação do Dia Nacional de Paralisação dos servidores técnico-administrativos no campus Um da UFPB começou com uma panfletagem no portão principal do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes- CCHLA e Centro de Tecnologia-CT,  a partir das 07:30 horas. As atividades  prosseguiram às 09:00 horas, com a participação dos servidores numa palestra promovida pela ADUF-JP, no auditório do CT.

O secretário geral do SINTESPB, Rômulo Xavier, avaliou como positiva a mobilização dos servidores neste dia de Paralisação, cuja programação encerrou com o debate promovido em parceria com a ADUF-JP sobre Marco Regulatório da Ciência e Tecnologia no Brasil. Para Rômulo Xavier, o tema discutido está na ordem do dia da universidade. “A preocupação maior dos segmentos mais progressistas da universidade é que as pesquisas sejam mais voltadas para o interesse do capital e não da sociedade”.

A Comissão de Mobilização do SINTESPB realizou ontem pela manhã e tarde, uma caminhada pelos principais centros e unidades administrativas do campus I da UFPB convidando a categoria para  participar das atividades programadas para o dia 29 de setembro.

De acordo com a presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo, a paralisação dos servidores técnico-administrativos da UFPB alcançou uma adesão de cerca de 90/% da categoria. “O que já mostra o fortalecimento de nosso movimento com vistas a uma provável greve geral”, destacou.

Na próxima semana, será realizada mais uma assembleia geral de avaliação dos dias de paralisação e definir os próximos passos a serem dados, a exemplo de uma maior articulação com as centrais sindicais e com outras entidades representativas dos servidores públicos federais para o fortalecimento da luta contra a retirada de direitos.