Servidores da UFPB aderem ao Dia Nacional de Lutas com paralisação

Mesmo dentro de uma semana agitada, marcada por uma conjuntura política nacional extremamente conturbada, com a votação do impeachment da presidente Dilma na Câmara de Deputados, e um dia após as eleições para reitor, o Sintespb promoveu na manhã desta quinta-feira, 14 de abril, um ato público em frente ao portão principal do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) denunciando as maldades contra os servidores públicos contidas no PLP 257/2016, que trata do prolongamento do prazo para o pagamento das dívidas dos Estados. O protesto contou com o oferecimento de um café da manhã à comunidade universitária e a realização de uma panfletagem para esclarecer as pessoas sobre os perigos da aprovação do projeto.

Para Marizete Figueiredo, a atividade atendeu à deliberação da plenária nacional da Fasubra. “Acreditamos que o objetivo foi alcançado, já que pretendia denunciar e conscientizar a categoria técnico-administrativa sobre os riscos que representa esse projeto para a classe trabalhadora e, em especial, para o funcionalismo público”, explicou ela. A presidente espera que esta mobilização em nível nacional sirva para sensibilizar os deputados do malefício que este projeto acarreta ao povo brasileiro e que seja retirado do regime de urgência no Congresso Nacional, como prometido pelo governo federal.

Em nível nacional, Centrais sindicais se reuniram na tarde de ontem, 12, com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Ricardo Berzoini, para discutir os ataques do PLP 257/16. Após pressão dos movimentos sindicais, o governo decidiu dialogar sobre o conteúdo do projeto, se comprometendo a retirar condições que prejudicam os trabalhadores do funcionalismo público e retirar o regime de urgência do projeto.

No ato público realizado no campus I da UFPB, as lideranças do movimento também convocaram a comunidade universitária a se integrar às mobilizações que estão sendo organizadas pela Frente Brasil Popular para esta reta final contra o golpe.