Senado aprova reajuste para o servidor público do Executivo

A base do Governo e da oposição fecharam acordo, ontem, dia 12, para aprovar um pacote de oito projetos de reajuste salarial de servidores do Executivo e do Legislativo Federal.

As matérias passaram antes pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A votação das propostas em plenário foi rápida, sem muitas discussões em plenário. Governo e aliados do Planalto no Congresso não divulgaram qual será o impacto financeiro da aprovação desses projetos.

O acordo costurado parte da alegação de que os projetos já dispõem de previsão orçamentária, a despeito do déficit fiscal projetado para o final de 2016 ser de R$ 170,5 bilhões.

O reajuste para os servidores das universidades foi fruto do acordo firmado com o Governo Federal, através da intermediação dos Ministérios da Educação e Planejamento, Orçamento e Gestão.

O SINTESPB espera que esse reajuste de 5,5% seja implantado já nos contracheques do mês de agosto para receber em setembro, bem como o equivalente a 5% no mês janeiro de 2017 mais a alteração do step de 3,8 para 3.9%.

Com a aprovação do projeto que regulamenta o reajuste dos servidores do Executivo, fica cumprida a parte financeira do acordo de greve, no entanto a mudança do Governo interrompeu as negociações dos demais itens da pauta assinada no acordo de greve, que depende da alteração do PCCTAE pelo Congresso Nacional. (Com informações da Rede de Notícias do Senado)