Plenária da FASUBRA aponta 27 de agosto como Dia Nacional de luta com paralisações nas universidades

A delegação da Paraíba, composta por Charlys Maia Dornels (Areia), Maria José da Silva, Vera Lúcia da Silva, Romero Calmon Lopes, Digenalva Isaias da Silva e Geralda Vitor, coordenada pelo presidente do sindicato, Rômulo Xavier, que participou neste final de semana em Brasília da Plenária Estatutária da FASUBRA, já voltou ao batente, trazendo na bagagem várias novidades, sendo a principal delas a mobilização da categoria para realizar no próximo 27 de agosto o Dia Nacional de luta com paralisações nas universidades.
A maioria dos 162 delegados presentes à Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA Sindical decidiu prorrogar o mandato da atual diretoria até abril de 2015 no final do próximo Congresso da FASUBRA Sindical, a instância máxima de deliberação da categoria. A decisão ocorreu após longo debate que levou em consideração aspectos legais, prazos e temário do CONFASUBRA. O presidente Rômulo Xavier disse que o SINTESPB repudia e vê com preocupação esta prática de prorrogação de mandatos que vem se repetindo em sucessivas gestões da Federação.
Durante os três dias do evento, os delegados se apropriaram dos informes de direção e base, avaliaram a conjuntura, mais especificamente realizando o balanço da greve deste ano e as negociações ocorridas entre FASUBRA e representantes do Governo Federal no período pós-greve para tratar das pendências da pauta de reivindicações da categoria.
Considerando a necessidade de efetivar as negociações, os delegados aprovaram um dia nacional de luta com paralisação nas Universidades no próximo dia 27 de agosto, mostrando que os trabalhadores seguem com disposição de luta e que querem resultados concretos. Foi aprovada também a necessidade da construir a campanha salarial 2015/2016 tendo em vista que os reajustes do acordo de greve de 2012 se encerram no do próximo ano, com a implantação da mudança do step de 3,7 para 3,8% em janeiro e a última parcela de aumento de 5% em março.
Coletivo de Mulheres
No sábado, a Plenária contou com uma reunião das delegadas, onde foi informada a situação da mulher trabalhadora nas universidades e buscados caminhos para enfrentar os problemas que ora as afligem. A reunião foi um espaço dedicado a denúncias de opressão, assédio e machismo, mas também de surgimento de propostas. Entre as sugestões apresentadas estão redação de uma moção de repúdio, de realização de um encontro de mulheres, elaboração de pesquisas sobre o perfil da técnico-administrativa das IFES e levantamento da ocupação de espaços de poder pelas mulheres.
Deliberações
Todas as deliberações da Plenária da FASUBRA Sindical serão detalhadas em Informe de Direção a ser publicado no site da Federação.