Mobilização em defesa dos vetos ao ato médico

Mantendo posicionamento da categoria a favor dos vetos presidenciais ao ato médico, a FASUBRA Sindical convida a categoria a participar da Agenda de Agosto, desenvolvida pelos profissionais da área de saúde para pressionar e sensibilizar a sociedade pela manutenção dos vetos à chamada Lei do Ato Médico.

Ontem, segunda-feira (5/8), às 15 horas, no Congresso Nacional, foi feita a entrega das assinaturas coletadas pelo movimento Saúde+10 – que pretende criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

A Agenda tem sequência nesta terça-feira, 6/8. Neste dia, entidades profissionais, sindicais e movimento social ligados à saúde realizam Ato Nacional, em Brasília, em frente à Biblioteca Nacional.

A reivindicação é pela manutenção do veto presidencial à Lei 12.842/2012, conhecida como Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina. Tramitando há onze anos, a matéria tem sido questionada por limitar a atuação de outros profissionais da saúde.

O dia 20 de agosto também será marcado por uma vigília na Capital Federal. A manifestação contará com a presença de profissionais da saúde no Congresso para o acompanhamento da deliberação do veto presidencial, que está prevista para acontecer nesta data, de acordo com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Manifeste-se pela internet

Além da presença nas ruas, quem se interessar pode manifestar apoio aos vetos presidenciais, pela internet. Foram organizadas duas formas de contribuição com objetivo de dar força e voz ao movimento, um manifesto e uma petição pública.

O manifesto é enviado aos parlamentares e frisam a defesa aos vetos presidenciais, que já conta com aproximadamente 1,8 mil assinaturas. A petição pública: 100 mil pela saúde – abaixo-assinado pela manutenção do veto parcial da presidenta Dilma Rousseff ao PL do Ato Médico, para o Congresso Nacional. Mais de 8 mil pessoas assinaram. A meta é chegar a 100 mil adesões. Para assinar entre no site da FASUBRA. www.fasubra.org.br

FONTE: FASUBRA