Em reunião Ordinária da Diretoria Executiva Estadual e Secretarias Sindicais Adjuntas do SINTESPB, realizada no horário das 09 às 15h00min horas desta sexta-feira, no auditório da entidade, foram discutidas e deliberadas várias propostas que serão encaminhadas a curto e médio prazo na gestão 2016.

Como ordem do dia para discussão constaram informes locais e nacionais, planejamento estratégico, posição do Sindicato em relação à minuta de resolução que regulamenta a eleição para Reitoria da UFPB, aprimoramento de carreira e assuntos jurídicos, onde se destacaram a ação que o SINTESPB deve ajuizar contra o aumento abusivo da GEAP nas mensalidades dos titulares e dependentes e a questão da cessão dos servidores da UFPB à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH. A posição aprovada pela diretoria do SINTESPB sobre este assunto é reafirmar a luta política contra a cessão, não descartando também uma ação judicial.

O ponto mais polêmico da reunião recaiu sobre a posição da entidade quanto a inclusão dos trabalhadores da EBSERH no universo de votantes para a eleição que escolherá o dirigente maior da UFPB para os próximos quatro anos. Duas propostas contrárias foram defendidas no âmbito da reunião. Uma que era favorável ao voto do pessoal da EBSERH já neste processo eleitoral junto com os aposentados e a outra, que foi a vencedora, defende que a inclusão dos trabalhadores da EBSERH não ocorra neste momento, transferindo essa decisão para um Congresso Estatuinte paritário, com amplo debate.

A presidenta do SINTESPB, Marizete Figueiredo, avaliou como positiva a reunião e elogiou o nível político dos debates travados que apontaram para encaminhamentos concretos em relação a todos os pontos discutidos. “E o mais importante foi que chegamos a consenso na maioria das propostas apresentadas, provando que realmente trabalhamos a unidade”, declarou.

O último ponto de pauta foi a aprovação da realização do Seminário de Planejamento Estratégico, que está previsto, para os dias 11 e 12 de março. A comissão organizadora, coordenada pela Diretoria de Educação e Formação, orienta as Secretarias Sindicais a promover seus seminários locais até o dia 29 de fevereiro. Já as pastas da Diretoria Executiva têm até o dia 05 de março para encaminhar suas propostas.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção do SINTESPB vem, de público, comunicar à Comunidade Universitária que não permite o uso do nome da entidade na campanha Eleitoral para a Reitoria da UFPB, nem apoia o nome de qualquer candidato(a).

A Direção