Diretoria de Aposentados do SINTESPB reúne amanhã categoria para apresentar deliberações do IV Encontro

A representação do SINTESPB, composta dos servidores Nivaldo Batista e Francisco de Barros Costa, no IV Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas, realizado no período de 07 a 09 do corrente, achou muito produtivo o evento que reuniu  mais de 194 participantes das diversas Universidades Brasileiras, da base da FASUBRA, com o objetivo principal de mobilizar o segmento para se engajar na luta e discutir assuntos que fazem parte da ordem do dia da categoria a exemplo: aprimoramento da carreira, reposicionamento de aposentados e pensionistas,  Somatório da carga horária dos certificados e incentivo à qualificação após a promulgação da LEI 12772/2012, Preparação para a Aposentadoria e  Violência Contra a Mulher.

A programação do evento constou de várias palestras e apresentações de temas importantes como o da Coordenadora Jurídica da FASUBRA Adriana Estela , que fez alusão a Governos anteriores baseada na LEI 11.091/2005 fazendo um breve relato desses governos que só trouxeram prejuízos para aposentados e pensionista e pediu mudança na Lei 257/2016 que trata da divida dos estados e municípios.

O diretor de Aposentados do SINTESPB, Nivaldo Batista, citou também como destaque as palestras dos advogados Claudio Santos Wagner e Valmir, que abordaram a Lei 12772/12, onde afirmaram que essa Lei discriminou os aposentados e Pensionistas, mas que é possível, através de uma ação judicial haver uma reversão do quadro.

O segundo dia do evento foram apresentadas propostas para preparação à Aposentadoria, “ iniciando com a Universidade Federal de Santa Maria na fala do servidor Carlos Augusto Cunha Filho, que expôs um projeto que trata da valorização dos trabalhadores que estão a caminho da aposentadoria. Falou também da importância do engajamento de alguns profissionais para darem suporte a esse processo”, revelou  Francisco barros Costa.

Outro ponto que mereceu destaque, segundo os representantes do SINTESPB no IV Encontro foi a questão que trata do desconto do fator previdenciário com base na PEC 555/06. “Como também faz um chamamento para que fiquemos alerta acerca da PEC 139/2015 que acaba com o abono de permanência; vale ressaltar que essa questão não diz respeito a nós aposentados”, lembrou Nivaldo Batista.

No final do Encontro foram apresentadas as seguintes propostas:  continuação da luta para a correção das distorções ao enquadramento no PCCTAE- Reposicionamento dos Aposentados e Pensionista; intensificar a luta pelo cumprimento da Lei 10741/03 que versa sobre a prioridade dos idosos na tramitação de processos judiciais; data-base com reajustes anual de salários; isenção do (IR) de aposentados e pensionistas nos proventos de aposentadoria; direito ao Auxilio- alimentação aos aposentados (AS) e pensionistas;  paridade entre ativos e aposentados (AS) pensionistas entre outras que serão apresentadas nesta quarta-feira, dia 20, no auditório do SINTESPB, a partir  das 08:00 horas da manhã.

O Diretor de Aposentados do SINTESPB, Nivaldo Batista, está convidando a todos e todas para esta reunião, onde os aposentados e pensionistas estarão recebendo todas as informações e deliberações do IV Encontro, “havendo também um momento de congraçamento com a oferta de um café da manhã”, lembra ele.