Audiência pública sobre o HULW encaminha soluções para as dificuldades enfrentadas pelos servidores

Uma audiência pública para discutir a pauta de reivindicações e um relatório sobre os problemas enfrentados pelos servidores do Hospital Universitário Lauro Wanderlei foi realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório Lindbergh Farias, reunindo os gestores da instituição, a reitora da UFPB e o SINTESPB. Participaram também da reunião a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Ronaldo Miguel.

Após as falas de abertura do evento, pelos membros da mesa, representada pela presidenta do SINTESPB, Marizete Figueiredo, a reitora da UFPB, Margarethe Diniz, o superintendente do HULW Arnaldo Medeiros, Ângela Targino, representando a FASUBRA, o vice-presidente do SINTESPB, Severino Ramos, e a representante do Conselho de Saúde de João Pessoa, Rômulo Xavier, representando a Comissão de Servidores do Hospital, fez uma explanação sobre todos os passos que desencadearam o movimento em defesa da melhoria do HU.

Rômulo Xavier propôs como metodologia para agilizar os trabalhos dividir a pauta entre os pontos relacionados à administração central e aqueles que dizem respeito diretamente à gestão da EBSERH. Proposta aceita por unanimidade.

Como encaminhamento da audiência, que foi transformada em uma mesa de negociação ampliada, segundo denominou a representante do Conselho de Saúde, Sônia Lacerda, foram apontadas as seguintes propostas: criação de uma comissão envolvendo representação dos funcionários, da gestão do Hospital e da Reitoria para discutir o termo de cessão dos servidores que continuarão trabalhando no Hospital, garantindo as conquistas dos trabalhadores e a discussão com a categoria; garantia das condições para o acompanhamento do contrato entre UFPB e EBSERH com vistas ao cumprimento de metas estabelecidas.

Em relação ao item eleição para a Superintendência do Hospital,a reitora Margareth Diniz revelou que em todo o país o gestor da EBSERH é através de nomeação, mas que vai defender a escolha direta pelos segmentos envolvidos ‘’ e que mesmo que não seja consenso nacional no âmbito da UFPB, esta discussão será reaberta’, acrescentou a reitora.

Sobre a revisão sobre o incentivo de insalubridade, ficou acordada uma nova reunião para a próxima terça-feira, dia 03 de novembro, com representantes da Reitoria, da EBSERH e da Comissão de Servidores.

Nos pontos sob a responsabilidade da gestão do HULW, ficou decidido o estabelecimento de diálogo permanente para avaliar as soluções dos problemas de ordem administrativa e assistencial, devendo envolver todas as gerências, divisões, setores e unidades. Uma nova reunião de avaliação do que foi discutido foi marcada para o final de novembro.

Para a presidenta do SINTESPB, Marizete Figueiredo, a audiência foi positiva porque todos os envolvidos neste processo demonstraram interesse em resolver a situação de fragilidade que se encontram, hoje, os servidores o próprio HU.

Por outro lado, a comissão de servidores está mais otimista porque foi restabelecido o diálogo entre os funcionários e a gestão da EBSERH. “Nesta reunião a gestão percebeu que o propósito do movimento dos funcionários do HU não era de oposição e sim com a intenção de melhorar o trabalho dos servidores e a prestação do serviço á comunidade”, declarou Rômulo Xavier, membro da Comissão.