Assembleia do SINTESPB para deliberar retorno ao trabalho é adiada para dia 1º

Como o Governo Federal ainda não preparou os termos do acordo que deverá pôr fim à greve de mais de 100 dias dos técnico-administrativos das universidades brasileiras, o que só ocorrerá na próxima quarta-feira, o Comando Local de Greve do SINTESPB adiou a assembleia que seria realizada na próxima segunda-feira, dia 28, para quinta-feira, primeiro de Outubro, no mesmo horário e local., ou seja, às 10:00 horas, no Centro de Vivência.

No entanto, a presidenta do SINTESPB, disse que o que seria uma assembleia deliberativa passa a ser uma reunião do Comando Local de Greve.

A FASUBRA enviou a minuta de acordo no período da tarde desta quinta-feira, dia 24, à Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), documento com base no que a maioria da categoria deliberou. A representação da FASUBRA cobrou mais agilidade no processo negocial, devido à afirmação de Mendonça em analisar o termo de acordo construído pela federação somente na próxima semana. “Não haverá discussão enquanto não analisarmos este assunto entre nós, até terça enviamos nossa proposta e na quarta à tarde discutimos o texto, para que realizem as assembleias de vocês”, disse Mendonça. Na ocasião, o secretário da SRT/MPOG falou sobre o teor do acordo, “o que vale são as respostas apresentadas por meio de ofícios do Ministério do Planejamento e a carta do Ministério da Educação”.

De acordo com a FASUBRA, se o governo está pedindo um tempo para análise, deve haver garantias do não corte de ponto, além da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que proíbe esta ação por parte do governo. Sobre este assunto Mendonça declarou, “se estamos caminhando para uma convergência, não vai haver surpresas”.

A representação da FASUBRA continua firme na decisão de que a greve só irá acabar depois da assinatura do acordo.

O SINTESPB convoca a base da categoria a seguir a orientação da FASUBRA permanecendo em greve até a assinatura do acordo.