+0 - 0  by /Nenhum comentário

Assembleia delibera pela participação no Dia Nacional de Luta e defende estatuinte democrática e paritária

Os servidores técnico-administrativos da UFPB em assembleia-geral da categoria, na última quinta-feira, dia 21, discutiram uma extensa pauta, que teve início com os informes sobre a Plenária Estatutária da FASUBRA, realizada no período de 15 a 17,em Brasília e discussão sobre a Reforma Estatutária da UFPB.

A Assembleia contou também com a presença do presidente da ADUF-JP, Jaldes Menezes, que apresentou a posição da entidade sobre o processo deflagrado pela Reitoria e comunga da mesma posição do SINTESPB de que a proposta apresentada não é democrática e nem corresponde ao que foi prometido pela reitora Margarethe Diniz. “Há 12 anos se discute a necessidade de se fazer uma reforma nos Estatutos da UFPB e que em 2005 chegou-se a construir uma proposta metodológica avançada no ponto de vista da democracia, que previa o critério da paridade na escolha de delegados na estatuinte”, explicou Jaldes. Ele acrescentou que faltou vontade política para implementar a reforma.

Já o presidente do SINTESPB, Rômulo Xavier, revelou que a reitora nomeou uma comissão executiva da Reforma Estatutária composta por seis professores, todos com cargos comissionados, sem a prévia aprovação do CONSUNI, que já elaborou o Estatuto sem ouvir a comunidade universitária como um todo. ”Discordamos do método adotado pela administração central na realização da reforma estatutária”, disse ele.

Após as discussões sobre os pontos de pauta, a categoria deliberou se engajar no dia Nacional de Luta proposto pela plenária da FASUBRA, no próximo dia 27. Sobre este item, foi estabelecido que a organização desta atividade será discutida em uma reunião do SINTESPB, nesta segunda-feira, às 15:00h. Também foi aprovada divulgação de uma nota conjunta da ADUF-JP, DCE e SINTESPB em defesa de uma estatuinte paritária e democrática, que represente os verdadeiros anseios de todos os segmentos da Universidade e não apenas da Reitoria.

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.