Ala do SINTESPB se destaca no Bloco de luta em defesa da aposentadoria

No Dia Nacional de Luta, realizado nesta segunda-feira (19), a Capital paraibana e diversas outras cidades amanheceram com atos de protestos contra a Reforma da Previdência. Pela manhã, servidores  da UFPB e servidores municipais das cidades de Cajazeiras e Cuité realizaram  panfletagens e atos públicos.  À tarde, a Frente Brasil Popular, através das centrais sindicais, sindicatos, movimentos populares e partidos políticos de esquerda, desenvolveu uma atividade diferente: convidou os Blocos de Arrasto da Associação Folia de Rua de João Pessoa e outros alternativos para realizarem uma frevança pelas ruas centrais da cidade em Defesa da Aposentadoria, num evento intitulado “Na folia e na luta: contra a Reforma da Previdência”. A concentração ocorreu em frente ao Lyceu Paraibano, de onde os foliões e seus blocos seguiram, uns caminhando outros pulando, pelo anel externo da Lagoa, finalizando o ato em frente ao prédio do INSS.

O objetivo era denunciar à população os malefícios que representam a Reforma da Previdência proposta do governo de Michel Temer e alertar os parlamentares das bancadas paraibanas na Câmara e no Senado que se votarem a favor desse projeto não contarão com os votos dos paraibanos nas próximas eleições. Inclusive, teve uma ala, representada pelos servidores da UFPB que traziam painéis com os nomes dos deputados e senadores do Estado.

O clima de Carnaval, com o tema “Vista sua Fantasia! Defenda sua Aposentadoria!” atraiu mais de mil manifestantes, que portaram faixas, cartazes, banners e contaram com a animação de orquestra de frevos, alas ursas, blocos e estandartes, com destaque para os Ursos do Roger, o Boi Vermelho e as Corujas da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) .

Marcaram presença os seguintes blocos: Doido é Doido, Boi Vermelho, Madrugada da Mulinga, Os Borrachudos, Os Imprensados, Maluco Beleza entre outros.

A presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo, disse que foi uma manifestação diferente, lúdica, animada, que deu o seu recado. “Nós, do SINTESPB, começamos logo cedo organizando nossa ala com cartaz, banner e fantasias, fizemos a diferença, tanto em número de participantes quanto em animação”, destacou.